Por Revista Saber Viver Mais

O gengibre é uma raiz nativa da Ásia que tem sido usada tanto na culinária quanto na medicina. Outros nomes do gengibre são mangarataia ou mangaratiá. A partir da infusão de pedaços dessa raiz é possível fazer o chá de gengibre.

É um ótimo aliado do emagrecimento porque ele é um potente diurético e é considerado um alimento termogênico, aumentando o metabolismo e fazendo o corpo gastar mais energia. Mas além de ajudar a emagrecer, o gengibre também ajuda na digestão e age contra a azia e os gazes intestinais.

Quais nutrientes possui?

O gengibre é rico em cobre, vitaminas A, B, C e D, potássio, selênio, zinco e magnésio. No caso do chá de gengibre, especificamente, os benefícios também estão muito relacionados à liberação dos óleos essenciais que fazem parte da sua composição: timol, carvacrol e eugenol.

Leia mais: Água com limão. Especialistas esclarecem dúvidas sobre a bebida que caiu no gosto das famosas

Poderoso aliado no emagrecimento:

Tomar diariamente o chá de gengibre ajuda a emagrecer até 2 kg por semana, desde que a pessoa faça exercício físico, pelo menos, 4 vezes por semana, numa intensidade que faça realmente suar a camisa, além de ingerir poucas calorias.

Receita do chá de gengibre turbinado:

2 cm de Gengibre frescou ou 1 colher de chá de gengibre em pó

1/2 de suco de Limão

1 litro de água

1 canela em pau

Modo de preparo: Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por cerca de 8 a 10 minutos. Desligue o fogo, tape a panela e espere amornar para coar e beber.

Como consumir: É aconselhado tomar o chá de gengibre 3 vezes por dia.

Contraindicações

Indivíduos que tomam remédios anticoagulantes regularmente é desaconselhável o uso do chá de gengibre, isso porque o gengibre reduz a viscosidade do sangue quando usado em grandes quantidades. É indicado nesse caso pedir orientações de um nutricionista para evitar riscos de hemorragia.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS