Para muitos de nós, o café é mais do que uma bebida: é uma parte indispensável do ritual de despertar, algo que não podemos prescindir. Quer você goste do silêncio de uma manhã  ou jante com a família, amigos ou parceiros de negócios, tomar uma xícara de café perfumado quente é sempre uma boa idéia.

A Revista Saber Viver Mais, decidiu dar uma olhada no que acontece com nosso corpo algumas horas depois de saborear a xícara de café. Prepare-se, porque o que descobrimos, é bastante surpreendente.

Saiba o que acontece no seu corpo depois de uma única xícara de café:

10 minutos

A cafeína é introduzida no sistema nervoso. A frequência cardíaca e a pressão arterial começar a aumentar.

20 minutos

O corpo começa a dar sinais de que está mais alerta e focado. Você começa a sentir-se mais confiante para tomar decisões ou encarar os problemas. A cafeína pode te ajudar neste estágio, a senti-se menos cansado por acionar os receptores de adenosina de seu cérebro.

30 minutos

O corpo vai começar a produzir mais adrenalina. E a cafeína também vai começar a influenciar a visão, deixando mais nítida, já que suas pupilas ficam ligeiramente dilatadas mais ou menos 30 minutos depois que você toma uma única xícara de café.

40 minutos

O níveis de serotonina no sangue começam a subir. Isso melhora o funcionamento dos neurônios motores que, por sua vez, aumentam a força muscular.

4 horas

Café pode aumentar a taxa de energia que suas células liberam. Quando isso acontece, seu corpo começa a queimar gordura, mesmo se você não se mover. Cafeína também estimula e aumenta a produção dos ácidos do estômago.

6 horas

Nesse estágio a cafeína causa efeito diurético. Além da água, seu corpo também perde, nessa etapa, vitaminas e minerais essenciais. Dependendo da pessoa, isso pode causar desordens com relação ao cálcio no organismo.

Texto originalmente publicado no Bright Side, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mulher

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS