Victor Sorrentino é médico, escritor e palestrante. Todos os dias, em sua página oficial, ele traz diversas dicas de alimentação e hábitos de vida saudáveis, de modo que se tornou um dos médicos e palestrantes mais queridos da internet.

Abaixo, uma de suas publicações que mais bombaram nos últimos dias, falando sobre a importância de cuidar da saúde intestinal:

Não é de hoje que venho alertando a todos sobre a IMPORTÂNCIA de se cuidar da saúde intestinal. Desequilíbrios em sua função tem impactos em absolutamente toda a saúde do seu organismo.

Em pesquisa recente, novas evidências sobre a relação entre a MICROBIOTA INTESTINAL e o DESENVOLVIMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER foram encontradas. Mais especificamente, o papel do ácido biliar e os biomarcadores da doença.

Os dados de 1.562 adultos idosos em estágio inicial do Alzheimer ou em potencial risco de desenvolver a condição foram analisados.

Descobriu-se que concentrações de ácidos biliares produzidos por bactérias do intestino tiveram associação considerável com o processo de atrofia estrutural cerebral e diminuição no metabolismo de glicose no cérebro (a resistência à insulina é apontada como uma das PRINCIPAIS CAUSADORAS DO ACÚMULO DE TOXINAS QUE ATACAM AS CONEXÕES NEURAIS do ser humano).

Entender a fundo a relação entre a microbiota intestinal (especialmente as vias metabólicas do ácido biliar) com o aparecimento da doença de Alzheimer é chave no desenvolvimento de novas estratégias de prevenção e tratamento da doença. Por hora, já sabemos que a dieta e a nutrição podem SIM influenciar a propensão do indivíduo a ter ou não a condição.

Acredito que em um futuro próximo, PROBIÓTICOS poderão ser utilizados como TRATAMENTO da doença. Tais pesquisas no eixo intestino-cérebro são, de fato, uma NOVA FRONTEIRA DA CIÊNCIA e que podem levar a descobertas sobre a prevenção e tratamento da doença que tira do ser humano aquilo que lhe é mais valioso: sua personalidade, qualidade de vida e lembranças de uma vida.

A diretora científica da Alzheimer’s Association, Maria Carrillo, disse ainda em comunicado à imprensa que trabalhos como esse podem esclarecer mais sobre a forma com que as gorduras boas ajudam a manter a saúde do cérebro.

E você fugindo de toda e qualquer fonte de gordura porque “gordura faz mal, aumenta colesterol e engorda”…

Fonte: Alzheimer’s Association International Conference (AAIC) 2018. Resumo 26438. Apresentado em 24 julho de 2018.

O intestino é considerado a maior glândula endócrina que possuímos, pois são muitos hormônios ali secretados, e todos essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. Cerca de 90% da serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, é fabricada no intestino. Ele também é considerado o SEGUNDO CÉREBRO do corpo humano.

Aproximadamente 80% do nosso potencial de imunidade está concentrado na mucosa intestinal. A verdade é que a saúde e o bom funcionamento do intestino regem a saúde geral do ORGANISMO INTEIRO!!

Por isso eu aconselho, quem tem problemas de intestino, que trate, o mais rápido possível. Pois quanto melhor funcionar o seu intestino, mais saúde, qualidade de vida e longevidade você terá!

Acredito em uma Medicina que, muito mais que tratar doenças, entende seu papel em PREVENI-LAS!!

E para saber mais sobre a ciência dos alimentos torne-se meu aluno no curso on-line SEGREDOS PARA UMA VIDA LONGA

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS