“Nutri, quantas vezes posso “furar a dieta?”
“Vou ter um dia do lixo?”
“Posso jacar no final de semana?”

Tá aí algumas das perguntas mais frequentes em consultório. Falei brevemente sobre isso nos stories, mas vou deixar um pouco mais esclarecido aqui para ajudá-los. 

Primeiro, as únicas pessoas que devem saber sobre quando e/ou como “jacar” são você e seu nutricionista. Não saia contando pra todo mundo sobre seu planejamento alimentar. Não queira sofrer bullying do “só um pedacinho” à toa.

Segundo, você está disposto a atingir seu objetivo? Independente de qual seja? Porque se não tiver, nem termine de ler o post. 

Terceiro, crie permissões ou exceções que REALMENTE façam sentido pra VOCÊ e mais ninguém. Por exemplo: um doce feito pela sua avó (valor e sabor afetivo), um prato delicioso do seu restaurante favorito, uma sobremesa gourmet que vale cada garfada, o seu aniversário, um evento gastronômico imperdível e, viagens! Gente, buscar por uma alimentação saudável quando se está viajando é digno de aplausos, agora fazer disso um sacrifício e criar restrições é um desperdício! Qual o problema em provar um prato típico? Ou experimentar novos sabores? Esse tipo de experiência nutre a alma! Permita-se.

Quarto, não vejo sentido em “jacar” com bolacha recheada assistindo TV em casa. Não “gaste” refeição com isso. Ou com o brigadeiro de lata da padaria da esquina. Isso sim na minha opinião não vale a pena.

Quinto, não estipule um dia fixo para criar exceções. Não existe “jacar” no sábado ou no domingo à noite. Qual o problema se a permissão ocorrer numa terça feira? As ocasiões são imprevisíveis. Pode ser que em um dos seus finais semana você fique em casa sem eventos e sem motivos para “fugir da dieta”. E aí você vai comer uma besteira no sábado porque esse é o tal dia estipulado para isso?

 Último e não menos importante… extrapolou quando não devia extrapolar? Ok! Ninguém morre por isso. Retome a rotina na refeição seguinte e vida que segue. Não deixe para recomeçar na segunda feira porque a segunda feira não tem nada a ver com isso. 

 

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Pamela Terra
Nutricionista Funcional - Clínica e Esportiva