Por: Revista Saber Viver Mais

Exames dos  últimos casos suspeitos do contágio com Covid-19, foram descartados em Fernando de Noronha, com isso, a ilha está até o momento sem nenhum infectado com a doença.

Por esse motivo, a  partir dessa segunda (25), as praias da Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha serão reabertas para uso somente dos moradores da ilha, por enquanto o turismo na ilha está totalmente fechado.

O anúncio foi feito pelo administrador, Guilherme Rocha. A ilha não tem um caso de coronavírus registrado entre os moradores desde 22 de abril. Foram registrados desde o começo da pandemia, 28 casos, mas todos tiveram cura clínica.

Normas para utilização

Os moradores deverão no entanto, seguir normas para frequentar as praias, tais como, não ter cinco pessoas aglomeradas no espaço e respeitar o distanciamento físico de 2 metros. Outra norma importante é a proibição do consumo de bebidas alcoólicas. (veja as normas completas abaixo)

Prais que permancem sem visitação

Praias do Parque Nacional Marinho, como Sancho, Leão, Atalaia e Sueste, ainda não estão liberadas e permanecem sem visitação por determinação do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). A área é federal e foi fechada para moradores e turistas desde o dia 17 de março.

Segundo Guilherme, Fernando de Norononha está se baseando em experiências internacionais. “Os critérios apresentados foram baseados em experiências bem-sucedidas ao redor do mundo. Países como Nova Zelândia, Austrália, Espanha, Portugal, Grécia e alguns locais dos Estados Unidos já deram esse passo, o que nos permite aprender com erros e acertos”, informou Guilherme Rocha.

Turismo permanece fechado

Por enquanto a ilha permance fechada por tempo indeterminado para o turismo, as medidas adotadas a partir desse dia 25, serão reavaliadas no dia 10 de junho.

O governo do estado, diz ter traçado um plano de abertura gradual das praias, que será condicionado aos resultados de pesquisas epidemiológicas que estão em andamento. Inclusive não é descartado a possibilidade de mudanças ou até a volta da interdição total se as médidas forem descumpridas.

As praias ficam liberadas das 8h às 16h.

Abaixo as regras para utilização das praias

  • Será permitido atividades físicas individuais, porém sem nenhum tipo de contato físico;
  • Será permitido a realização de atividades náuticas individuais sem contato físico (natação e surfe),
  • A prática de atividades esportivas será permitida, para no máximo quatro pessoas, desde que não haja contato físico,
  • Fica proibida a realização de qualquer atividade de comercio,
  • Fica proibido o uso de guarda-sóis, toldos e afins,
  • É proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas
  • Fica proibido aglomerações com mais de cinco pessoas, respeitando o distanciamento físico de 2 metros entre as pessoas.

Situação do Pernambuco

Foi divulgado nesse domingo (24) os resultados da pandemia no estado, foram mais 973 pesssoas contaminadas com o coronavírus e 2.046 pessoas resuperadas da doença, o estado totalizou 27.759 casos no total e 6.694 pessoas curadas. O estado chegou a 2.200 óbitos pela doença.

Com informações:G1
Foto capa:Mundo Sustentável

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS