Por Karina Peloi Nutricionista

Vocês sempre me perguntam sobre opções de lanches e se as frutas secas podem ser uma opção.

Sim, elas podem podem ser uma opção de lanche.

Normalmente a grande preocupação que as pessoas têm é sobre a perda de nutrientes.

Sim, haverá uma perda de nutrientes em relação àquela fruta que você acabou de descansar para comer, mas não é tão significativa que não possa fazer parte da sua alimentação.

Mas a vejo como uma alternativa para quando não se tem a opção da fruta fresca ou quando bate aquela vontade de um doce. Até vale ter na bolsa para uma emergência.

E outro cuidado é com a quantidade, a fruta desidratada, com a perda de água, sofreu a concentração de açúcares naturais da fruta.

Leia também: Dieta da Banana: Comendo só bananas durante 4 dias, você pode perder até 4 kilos!

Então, passar a tarde beliscando frutas secas não é uma boa opção. Sugiro para a substituição de uma porção de fruta fresca, 1 colher (sopa) cheia de uva passa, essa quantidade aí na minha mão, 2 a 3 damascos, ameixas ou tâmaras, o que corresponde a aproximadamente 30g.

Ahhhh e observe que fruta seca é bem diferente de fruta cristalizada, pois está tem açúcar por adição, aí não vale né?

E se quer um lanchinho ainda mais top, pode consumir juntamente com castanhas, que além de deixar seu lanche mais rico em fibras e nutrientes, ainda vai te manter saciada por mais tempo.

Eu não sei você, eu não tenho muito juízo com as tâmaras, adoro…. e tenho que me vigiar para não comer mais do que preciso. E você, gosta muito de alguma fruta seca?

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Karina Peloi
Nutricionista e Coach em: Emagrecimento, Nutrição Clínica Funcional , Alimentação Saudável, Criadora método magras para sempre.