Devido a pandemia provocada pelo Covid-19, estamos vendo nascer iniciativas que nos fazem acreditar que a humanidade não está perdida.

Uma dessas iniciativas vem da parceria entre a montadora americana Ford com a 3M e a divisão de saúde da General Electric (GE Healthcare) para produzir milhares de ventiladores mecânicos e respiradores, que são equipamentos essenciais para o tratamento do Covid-19.

Projeto Apollo

O projeto que foi batizado como “Projeto Apollo”, é uma resposta ao chamado feito pelo Presidente Donald Trump, para que a indústria se unisse para resolver o problema da escassez de produtos médicos necessários para lidar com a pandemia.

“Nós estamos em diálogo regular com autoridades federais, estaduais e locais para entender as áreas de maior necessidade”,  afirmou em um comunicado o diretor executivo da Ford, Jim Hackett

O aumento repentino na procura por serviços médicos devido ao coronavírus, estão fazendo os sistemas de saúde entrar em colapso, que ficam sem condições de atender a demanda, porque faltam equipamentos e materiais necessários no combate à doença.

Essa parceria batizada como “Projeto Apollo” é uma homenagem a missão Apollo 13, lançada em 1970. Essa missão estava com o pouso previsto na Lua, mas teve que ser abortado depois que houve uma falha no tanque de oxigênio, e os astronautas tiveram que improvisar um conserto para que pudessem retorna à Terra.

Esforço em conjunto

A Ford e a divisão de equipamentos médicos da GE Healthcare, em um esforço conjunto, vão expandir a produção de ventiladores da própria GE, que já são usados para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória. Outra ação em conjunta entra as empresas, são os engenheiros que estão trabalhando no desenvolvimento de um modelo mais simplificado, que está sendo produzido em uma das fábricas da Ford.

O plano é desenvolver esse projeto rapidamente, para que seja aprovado pela FDA (agência responsável pelo controle de alimentos e medicamentos dos EUA) o quanto antes, afirmou Tom Westrick, vice-presidente da GE Healthcare.

Hackett em entrevista, estimou que a parceria pode produzir “centenas de milhares” de ventiladores mecânicos até meados de maio. A empresa também avalia iniciativa semelhante com o governo britânico.

Ford com a 3M

A parceria da 3M e a Ford vai reforçar a produção de respiradores, equipamentos acoplados a máscaras usados para a proteção das equipes de saúde. Essa parceria tem como plano multiplicar por dez o volume de produção.

A montadora junto com a equipe de design estão trabalhando no desenvolvimento de uma máscara transparente para as equipes de saúde, essa iniciativa tem como finalidade reduzir os riscos de contaminação. Se funcionar o plano é produzir semanalmente 100 mil máscaras.

Com informações: G1