A glândula tireoide é uma das glândulas endócrinas que produzem hormônios capazes de controlar as atividades do nosso corpo – por isso é tão importante que ela esteja em equilíbrio.

É muito importante quando identificado alguma alteração agir o mais rápido possível, pois o tratamento rápido e adequado é a chave para a cura.

Porém sem uma dieta adequada o tratamento pode não ser tão eficaz. Saber quais alimentos devem ser evitados já é um bom começo.

Afinal, todo mundo sabe que alimentação saudável desempenha um papel muito importante no funcionamento da glândula tireoide.

Ao contrário disso, o consumo de alguns alimentos que iremos listar e se existe algum problema na tireoide, o problema pode piorar muito.

Listamos seis alimentos totalmente proibidos, na visão da medicina natural para quem possui problemas na saúde da tireoide:

1. Açúcar

Em outras matérias, já dissemos que o açúcar alimenta o câncer. Se o açúcar é refinado, isso prejudica ainda mais os níveis de glicose no sangue.

Se você quer evitar uma doença autoimune na tireoide, melhorar a saúde do pâncreas e manter os níveis adequados de hormônios, então elimine esse ingrediente da sua dieta.

2. Café

Se você consome café de maneira moderada, não tem problema, no entanto se a bebida é consumida em grandes quantidades, é melhor rever esse hábito.

O que acontece é que o excesso de café compromete o bom funcionamento da glândula adrenal.

Para você ter ideia, a ingestão do café estimula a secreção dos hormônios epinefrina e norepinefrina através das glândulas suprarrenais.

O que isso significa?

Que você terá fadiga adrenal e problemas na tireoide.

3. Frituras

Batatinhas, coxinhas ou qualquer outro alimento que passe por fritura, eles vão acabar ainda mais com a tireoide. Além de agir diretamente sobre nosso corpo, alimentos fritos influenciam negativamente nos medicamentos e na secreção de hormônios da tireoide.

4. Glúten

É uma ameaça muito grande para a saúde da tireoide, por conter uma proteína chamada gliadina.

O que acontece é que a tireoide produz uma substância muito parecida com a gliadina, então quando consumimos alimentos que possuem glúten, como pão, macarrão e outras massas que contém glúten, o corpo vai reagir através do sistema imunológico, destruindo ambas.

O efeito não é imediato, pois são anos de consumo de glútem.

5. Soja

Você não precisa deixar de comer soja, basta moderar o consumo. Melhor é consumir os derivados que passaram por fermentação, como shoyu e missô.
Mas, se resolver esquecer de vez a soja, terá feito uma escolha inteligente. Afinal, atualmente quase toda a soja é transgênica.

6. Vegetais crucíferos

A couve, couve-flor, repolho e brócolis são alimentos benéficos à saúde, mas quando se trata de problemas na tireoide, melhor seria evitar esses alimentos.

Na verdade, eles só farão mal se sua dieta não for bem equilibrada. Não se esqueça: a tireoide é essencial para a saúde geral do corpo.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Informações: O Segredo

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS