O designer holandês Daan Roosegaarde anunciou a próxima fase de seu projeto Smog Free; uma bicicleta que absorve o ar poluído e libera ar purificado em uma nuvem ao redor do ciclista.

De acordo com Roosegaarde, a idéia do seu Smog Free Project surgiu há pouco mais de três anos, quando ele olhou pela janela de seu apartamento em Pequim, na China. Nesta cidade aos sábados, o horizonte da cidade é visível; durante a semana, está nublado.

Roosegaarde propôs pela primeira vez um “vácuo de fumaça” para remover poluentes dos céus em 2013. Esta se tornou uma torre de purificação do ar que, após uma campanha bem-sucedida do Kickstarter, acaba de ser revelada em um parque público em Tianjin . A Smog Free Tower usa ionização positiva para remover partículas do ar circundante, expelindo o ar purificado pelas aberturas de ventilação. Roosegaarde agora está aplicando a mesma tecnologia em bicicletas.

“As bicicletas sempre foram um símbolo de vida amigável ao planeta e reduzem o congestionamento da estrada, mas essa bicicleta tem um duplo dever de limpar o ar enquanto você anda”, diz Roosegaarde. “Para mim, o design nunca foi criar outra cadeira ou outra mesa. Precisamos usar a criatividade para melhorar a maneira como vivemos “.

Como esta bicicleta funciona?

As bicicletas projetadas pelo artista holandês Daan Roosegaarde aspire ar poluído, usando uma purificação de ionização positiva antes do lançamento -lo de volta para a atmosfera.

Graças a esta invenção, o uso de transporte não poluente é incentivado e torna os cidadãos sujeitos ativos na luta contra a poluição através de um dispositivo tão simples, mas com tecnologia inovadora.

“Cidades mais saudáveis ​​e inovação urbana sempre estarão conectadas a investimentos governamentais em larga escala”, diz Roosegaarde. “Mas estou impaciente demais para esperar que a mudança caia. “O governo faz isso de cima para baixo, e os designers, as universidades e as ONGs fazem de baixo para cima, e esperamos que nos encontremos no meio”.

“É claro que uma torre e algumas bicicletas não resolverão o problema da poluição do ar, mas essas bicicletas inovadoras são uma idéia interessante que, esperamos, ativará as comunidades para criar cidades mais verdes”, diz Roosegaarde. “Nossas aspirações estão sendo redefinidas; No futuro, o maior luxo não será uma bolsa Louis Vuitton. Será ar puro.

Texto originalmente publicado no Nation, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS