Quando a rinite ataca sempre surge a dúvida do que fazer, certo? Primeiro de tudo, vamos definir o que é uma crise de rinite. Quem sofre de rinite pode entrar em crise em situações como: mudanças bruscas de clima, contato com cheiros fortes e poeira.

Durante um episódio de rinite, a pessoa pode apresentar sintomas como: nariz entupido, espirros, coceira no nariz, olhos e garganta, coriza e diminuição do olfato.

Para evitar complicações maiores é possível seguir algumas dicas para aliviar os sintomas, são elas:

1- Faça lavagem nasal com soro fisiológico 0,9%: a melhor prevenção para infecções. É recomendado lavar o nariz duas a três vezes ao dia. O soro fisiológico pode ser aplicado com uma seringa, conta-gotas ou spray. Muito indicado em especial para as crianças.

2- Evite contato com cheiros fortes e poeiras. Use máscara quando precisar limpar armários ou entrar em um local com poeira.

3- Mantenha o ambiente arejado e exposto à luz do sol sempre que possível.

4- Evite assoar o nariz com força, ou tentar impedir o espirro. A pressão causada pode gerar até sangramentos nasais.

5- Use remédios, como antialérgicos e descongestionantes conforme orientação médica. Os descongestionantes em excesso podem levar a efeitos colaterais sérios.

Além disso, é preciso estar sempre atento a alguns sinais. Os sintomas mais comuns quando a rinite evolui para um quadro infeccioso como sinusite são: crise de rinite que passa de 5 dias, secreção que sai das narinas muda para um aspecto mais amarelado e com mau cheiro, febre e dor na face que persistem. Se esses sintomas ocorrerem, procure auxílio médico.

Autora:Samanta Dall´Agnese
Fonte:Minha Vida

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS