Por Alexandre Cardoso

Você já ouviu o termo “espalha rodas”?

O espalha rodas é aquela pessoa que onde chega acaba com todo o clima e alegria de uma conversa. Assim que se aproxima, a turma vai encontrando um jeitinho de cair fora.

Ninguém aguenta ouvir sua lamurias! Reclama do tempo, da cidade, do pais…por fim todos que estão ao seu redor estão sem energia para continuar a conversa.

O que é preciso entender é que os problemas são partes naturais de nossas vidas! Eles acontecem conosco, nossos amigos, entes queridos, até mesmo com as pessoas que consideramos incrivelmente sortudas.

Você vai me perguntar se eu não reclamo de nada? Sim até porque reclamar também faz parte desse processo natural de evolução do ser humano.

O problema é quando se vira uma “espalha rodas” ou um “reclamão crônico”, por que isso acaba sugando a energia de quem está  ao seu lado.

Ficar perto de quem só reclama causa estresse, requer paciência e força emocional para não se deixar abalar mentalmente. Isso requer muita energia é quase como uma maratona!

Leia mais: Volta aqui mãe!

Mas como evitar os reclamões?

Mudar de assunto rapidamente

Uma boa saída é ser rápido em mudar o rumo de uma conversa, se você perceber que a pessoa vai começar a sessão de reclamação mude de assunto imediatamente!

Mostrar o lado positivo

É complicado! porque o reclamão só quer reclamar, mas… se você tiver disposto a gastar um pouco seu tempo e tentar dissuadi-lo pode funcionar, mostre o lado bom da situação.

Nesse caso duas coisas podem acontecer ou você vai perder amizade do mesmo ou talvez perto de você ele não vai reclamar mais.

Manter uma distância saudável

Quando você perceber que vai começar as  reclamações e a pessoa vai começar com o comportamento de vítima, escolha se afastar até uma distância saudável para não ouvir suas queixas.

Coloque limites

Lógico que isso funciona para quem é mais chegado a você, seja franco e direto com a pessoa que reclama! Não deixe que essa pessoa acabe com o seu dia e roube a sua energia.

Você tem alguma pessoa reclamona em sua vida? Não permita ser afetado por sua negatividade!

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS