Por Equipe da Revista Saber Viver Mais

Sempre que queremos um diagnóstico sobre a nossa saúde, procuramos um especialista para descobrir se há algo errado conosco. Porém esquecemos que o nosso próprio corpo nos da sinal de como anda a nossa saúde.

Por exemplo, você já parou para analisar a cor de suas fezes? Isso soa desagradável, mais saiba que é muito importante observa-las de vez em quando, pois elas podem revelar muito de como anda a sua saúde.

A cor

Até onde sabemos a cor natural das fezes é marrom. Porém isso pode ter variações dependendo do que você come. Porém isso pode variar um pouco dependendo do que você comeu, mas se houver uma mudança repentina na cor, sem um motivo aparente, temos que ligar o sinal de alerta.

1. Preta

Geralmente fezes pretas, são resultados da ingestão de medicamentos(aspirinas e suplementos de ferro). Caso não esteja usando nenhum desses medicamentos pode estar havendo sangramento nos intestinos e obviamente um motivo para entrar em contato urgente com seu médico imediatamente!

Porém a possibilidade mais comum é o alimento que você come. Tais como alimentos azuis e negros como alcacuz ou mirtilos, que podem dar cor escura em suas fezes.

2. Vermelha

Na maioria das vezes o tom vermelho nas fezes são influenciadas pela dieta que está praticando , tomates, beterrabas e bebidas coloridas.

Porém se você tem certeza que a comida não é a causa, é hora de procurar seu médico, pois pode ser sangue.

A cor avermelhada pode ser um sinal alarmante, pois pode se tratar de uma fissura anal, hemorroidas, colite ulcerativa ou até mesmo um cancêr. Volto a frisar procure seu médico IMEDIATAMENTE!

Leia Também:Prefeito cancela verba para o carnaval e investe em educação e saúde

3. Branca

Brancas, acinzentadas ou com a cor de argila, essas cores indicam falta do suco biliar. Isso se deve sugerir problemas com o fígado e a vesícula biliar.

Estes orgãos são responsáveis pela produção da bile e armazenamento. Pode estar ocorrendo bloqueio dos canais biliares, cálculos e até uma cirrose.

4. Verde

Geralmente a cor verde nas vezes é causada pelo consumo de vegetais ricos em clorofila, suplementos de ferro ou bebidas com a coloração verde.

Agora se o alimento não for a razão, pode ser que suas fezes estão passando rápido pelo trato digestivo e não estão tendo tempo suficiente para receber a bile e bilirrubina.

5. Amarela

As fezes amarelas podem ser um sinal de ductos biliares bloqueados e uma absorção fraca de gordura. Outra razão pode ser a falta de enzimas produzidas pelo pâncreas, o que pode sugerir fibrose cística, pancreatite crônica ou doença celíaca.

No entanto, também pode ser um sinal de que você comeu muitas cenouras ou bebeu muitos líquidos de cor amarela.

Fique atendo pois como já falamos anteriormente seu corpo fala com você, basta entendê-lo e ouvi-lo.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

 

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Saber Viver Mais
Viva Mais! Viva Melhor!