Azia, gases, sensação de estômago pesado e sonolência são sintomas que já acometeram todos nós pelo menos uma vez.

Apesar de serem comuns a pessoas com condições crônicas, como a doença do refluxo gastroesofágico, esses males podem surgir em qualquer um que exagerou no prato ou não tomou os devidos cuidados na hora da refeição.

Isso acontece até aqueles que seguem uma dieta equilibrada. Faça dois questionamentos, de como você realizando suas
refeições:

MASTIGAÇÃO ADEQUADA ?

A velocidade na qual fizemos nossas refeições pode interferir na capacidade de nosso estomago digerir aquilo que comemos. A SALIVA tem um papel umedecedor e de reparo dos tecidos do esôfago e boca. Quando mastigamos pouco, reduzimos nossa produção de saliva, interferindo na digestão.

Nossos DENTES são estruturas muito fortes e resistentes com um papel fundamental – rasgar, amassar e triturar os alimentos.

Se nossas refeições são muito rápidas e mastigamos pouco, significa que não usamos nossos dentes da forma certa.
Pouca saliva e pouca mastigação irão resultar em pedaços grandes de alimento dentro do estomago e isso pode deixar a DIGESTÃO mais LENTA!!!

Leia Também: O que você vê primeiro na imagem revela o que é importante para você em um relacionamento

DIGESTÃO ADEQUADA ?

Para que a digestão ocorra de forma adequada precisamos de enzimas e ácidos no estomago, para dissolver e amassar os alimentos que comemos. Para formar enzimas e ácidos precisamos de alguns nutrientes adequados como zinco, magnésio, colina, potássio, fosforo, vitamina B12 entre outros.

Falta de nutrientes, pouca mastigação e excesso de líquidos durante as refeições pode prejudicar a digestão adequada.

Há ainda um fator a considerar que está relacionado com nossas atividades diárias: enquanto comemos olhamos o celular e respondemos mensagens, decidimos, ouvimos, vemos … o que isso pode causar? Maior liberação de adrenalina, menor liberação de enzimas e sucos digestivos.

Nossos dentes são o scanner do corpo, eles podem rastrear o que estamos ingerindo e nos preparando para receber o alimento.

ENQUANTO ESTIVER COMENDO APENAS MASTIGUE, SABOREIE e RESPIRE CALMAMENTE.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Fonte: Find Health Clinics

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS