Recentemente foi descoberto que os micróbios contidos no solo podem ter efeito no cérebro, semelhante a um antidepressivo, sem os efeitos colaterais negativos e o potencial de dependência química e abstinência.

Acontece que entrar no jardim e se sujar é um antidepressivo natural devido aos micróbios únicos em um solo orgânico saudável. Trabalhar ou brincar no chão pode torná-lo mais feliz e saudável.

Essa descoberta pela ciência, já é falada por jardineiros e agricultores há milênios. Sentir que seu jardim ou fazenda é seu lugar feliz não é por acaso!

Mycobacterium

Foi descoberto que o micróbio do solo Mycobacterium vaccae reflete o efeito sobre os neurônios no cérebro que medicamentos como o Prozac podem fornecer, mas sem efeitos colaterais.

A maneira como funciona é que os micróbios “felizes” no solo fazem com que os níveis de citocinas subam, o que leva à produção de mais serotonina.

Encontrada em solo saudável, essa bactéria estimula a produção de seratonina quando os humanos são expostos a ela. A serotonina nos faz sentir relaxados e felizes.

Por outro lado, a falta de serotonina tem sido associada a depressão, ansiedade, TOC e distúrbios bipolares.

Alguns estudos em pacientes com câncer demonstraram melhor qualidade de vida e menos estresse quando os pacientes receberam mycobacterium vaccae.

Testes

Cientistas fizeram testes do micróbio por injeção em ratos e compararam os resultados com um grupo de controle. Eles descobriram que a capacidade cognitiva, menor estresse e melhor concentração foram benefícios notáveis que duraram três semanas.

Os micróbios antidepressivos do Mycobacterium no solo também estão sendo investigados para melhorar a função cognitiva, a doença de Crohn e até a artrite reumatóide.

Jardineiros e agricultores sempre entram em contato com esta bactéria, fazendo um contato tópico com ela, sendo através da inalação ou colocando-a nas correntes sanguíneas quando apresentam pequenos cortes ou outras vias de infecção.

Portanto, embora o ato físico de jardinagem possa reduzir o estresse e elevar o humor por si só, é fascinante saber que há alguma ciência a acrescentar ao sentimento feliz do jardineiro.

Com informações: Saber e Saúde

Fontes: NCBI- “Identificação de um sistema serotonérgico mesolimbocortical imune-responsivo: papel potencial na regulação do comportamento emocional“,de Christopher Lowry et al., Publicado on-line em 28 de março de 2007 na Neurociência. (Em inglês)

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS