Um robô criado na Irlanda, emite luz ultravioleta, que é capaz de fazer uma limpeza profunda do ambiente, e mata qualquer tipo de vírus e desinfecta hospitais.

O nome dele é Robot Violet. Além de acabar com vírus, ele é capaz de higienizar um quarto de hospital rapidamente, na metade do tempo em que é feita a limpeza convencional. Desenvolvido pela Akara Robotics, fundada no Trinity College, da Irlanda.

Coronavírus

A luz tubular flutua pelo quarto como se fosse um sabre de luz do Jedi, de Guerras nas Estrelas.

Os poderes de Violet vêm de raios UVC disparados em comprimentos de onda muito curtos.

Eles decompõem o DNA em micróbios, impedem a replicação e a propagação de germes, o que inclui o coronavírus.

Isso facilita o trabalho em muitas superfícies, especialmente as de equipamentos hospitalares, que precisam ser lavadas à mão.

Segundo o invetor Connor McGinn o robô melhoraria bastante o processo de limpeza, permitindo que hospitais cheios de pacientes limpassem salas e equipamentos sem que nenhum ser humano estivesse presente.

“Esse sistema pode reduzir a dependência do uso de soluções químicas, o que pode ser eficaz, mas exige que as salas sejam desocupadas por várias horas durante a esterilização, tornando-as impraticáveis para muitas partes do hospital”, disse McGinn no Twitter.

Como os raios UV são prejudiciais aos seres humanos, ele tem um sistema de IA – Inteligência Artificial – que desliga automaticamente a luz de Violet se alguém entrar no ambiente e se mover na frente do robô.

Produção

A startup espera produzir 50 unidades nas próximas semanas e seu primeiro robô deve trabalhar já nesta Páscoa.

Se as estimativas sobre a próxima curva COVID-19 forem precisas, os hospitais vão precisar de inovações como essa.

“Estamos muito felizes com o progresso que estamos fazendo”, disse McGinn ao Irish Times .

Veja como funciona neste post da empresa:

Com informações:Só Notícia Boa

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS