Embora não exista uma hora concreta para se tomar banho, é importante escolher entre fazê-lo de manhã ou ao final do dia. E isto porque a hora do banho deve coincidir com aquilo que uma pessoa procura.

Tomar banho a noite

É natural o nosso corpo, quando chega a noite, esfriar. A queda de temperatura ajuda a desencadear vários outros processos que garantem uma boa noite de sono.

Quem toma um banho quente uma ou duas horas antes de se deitar eleva a própria temperatura um pouco além do normal – o que pode parecer ruim em princípio.

Mas assim que o corajoso sai do banho, a temperatura começa a cair repentinamente.

Mais rápido do que cairia sem banho. Quanto mais rápido ela cai, melhor o organismo entende que chegou a hora de descansar – e é daí que vem a sensação de relaxamento.

Tomar banho de manhã

Para quem quer acordar com mais energia ou deixar o mau-humor matinal (muitas vezes resultado do cansaço com que se acorda), não há nada melhor do que tomar um banho logo pela manhã.

Leia também: Por que o brasileiro de baixa renda doa 2 vezes mais que o de renda maior?

As pessoas que precisam de ter uma mente ativa e criativa durante o trabalho devem também optar pelo duche matinal, lê-se num artigo do El País que reuniu depoimentos de alguns especialistas espanhóis.

Seja com água quente ou fria, o banho matinal ajuda a relaxar, a reduzir o período de sonolência e neutraliza ainda o sistema parassimpático dominante.

Conclusão!

Mesmo que não haja qualquer problema para a saúde em tomar banho de manhã, a verdade é que o banho noturno melhora a higiene, uma vez que grande parte do suor, produção de sebo e agressões dos ‘agentes externos’ são obtidos durante o dia. Para quem quer uma pele mais limpa e saudável, o banho à noite é o mais indicado.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Com informações de : Dr. Bactéria & Noticias ao minuto

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS