Embora os professores dediquem suas vidas para educar e mudar a dos outros, há alguns que são muito marcantes em cada um de seus alunos. É o caso de Ranjitsinh Disale , professor indiano que recentemente conquistou o reconhecimento equivalente ao Prêmio Nobel, mas na área de Educação.

Este é o Prêmio Professor global, que reconheceu o trabalho deste educador, que se destacou para transformar a vida de muitas menina estudantes no Zilla Parishad escola primária , em Paritewadi , Maharashtra , oeste do país asiático. E é que Disale conseguiu fazer com que essas meninas se livrassem do casamento infantil para optar por outras oportunidades de crescimento.

sabervivermais.com - Professor indiano ganha "Prêmio Nobel de Educação" por libertar meninas do casamento precoce.

Pela primeira vez em sua história, o evento teve que ser realizado virtualmente devido à pandemia COVID-19 . Isso não impediu que fosse reconhecida a obra de Disale, que lutou muito para que as crianças voltassem a esta escola , que se encontrava em abandono e em ruínas .

Com seus esforços, as pequenas meninas que se casaram antes de estudar, para evitar ser um fardo para suas famílias , foram capazes de retornar e continuar seus educacionais carreiras. Este professor foi de casa em casa e não desistiu até que as salas de aula estivessem novamente ocupadas.

sabervivermais.com - Professor indiano ganha "Prêmio Nobel de Educação" por libertar meninas do casamento precoce.

Mas Disale fez mais uma boação, durante seu discurso vencedor , ele anunciou que distribuirá metade do prêmio em dinheiro ( US $ 1.000.000 ) para o restante dos finalistas selecionados entre os 10 primeiros do concurso. Dessa forma, cada professor receberá cerca de US $ 55.000 para continuar a fazer uma mudança no mundo da educação.

sabervivermais.com - Professor indiano ganha "Prêmio Nobel de Educação" por libertar meninas do casamento precoce.

“Acho que, se dividir o dinheiro do prêmio com nove professores , posso expandir o trabalho deles”, disse Disale em parte de suas palavras , conforme relatado pelo New Indian Express.

Lembrando que o professor foi selecionado a partir de 12.000 candidaturas de mais de 140 países , como citado pela organização em um comunicado em seu site.

Texto originalmente publicado no UPSOCL, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais