Bebidas energéticas como chá, café e erva mate têm um histórico de aumentar o foco e a produtividade de maneira segura e ter benefícios para a saúde mental.

Bilhões de dólares são gastos todo ano em bebidas que prometem aumentar a energia e as funções cerebrais. Comumente chamados de energéticos, essas bebidas são populares entre os que precisam se sentir mais animados, alertas, focados, criativos e produtivos.

Entretanto esses energéticos têm alguns fatores colaterais que podem te deixar se sentindo pior.

A boa notícia é que você não precisa ingerir algo de uma lata escrito ‘energético’ para conseguir os benefícios. A humanidade tem bebido energéticos naturais para energia e clareza mental por milhares de anos!

O que há de errado com energéticos artificiais

Existem mais de 500 marcas diferentes de energéticos no mercado, fazendo disso uma indústria multibilionária.
Alguns alegam ajudar a te manter acordado a noite toda, mesmo sabendo que ficar sem dormir numa é uma boa ideia para o nosso cérebro.

Há uma preocupação crescente em relação a esse tipo de bebida. Os efeitos colaterais mais conhecidos são insônia, dor de cabeça, irritabilidade, dor no peito e problemas digestivos – quase sempre consequência do excesso de cafeína.

Energéticos são responsáveis por cerca de 10 mil visitar emergenciais ao hospital, e infelizmente, por algumas mortes também.

Os principais ingredientes são cafeína e açúcar. Também tem aditivos como vitamina B, taurina, guaraná e ioimbina. Por mais que esses nutrientes possam fazer bem na quantidade certa, eles apenas são adicionados a energéticos para ficar bonito na lista de ingredientes.

De acordo com a Sociedade Internacional de Esportes e Nutrição, a performance de energéticos depende exclusivamente do açúcar e da cafeína, e não de outros aditivos.

Leia também: Alimentos para melhorar a saúde da mente de forma natural

Também devemos lembrar que a cafeína utilizada não é extraída de fontes naturais, e sim fabricada. A maior parte vem da China.

Quanto ao açúcar, a quantidade é excessiva. Maior parte dos energéticos contém mais açúcar (em proporção) do que a Coca-Cola. Muito açúcar afeta o cérebro, o humor e a habilidade de pensar.

5 melhores energéticos naturais

Diferente de energéticos fabricados e comercializados, essas versões naturais, quando consumidas com moderação, na verdade ajudam em vários aspectos:

– Aumenta os níveis de neurotransmissão, melhorando o humor e a motivação.
– Aumenta a produção de células cerebrais e irrigação de sangue no cérebro.
– Retarda os efeitos do envelhecimento e protege o cérebro de radicais livres e doenças degenerativas.

São baratos, fáceis de fazer e com boa oferta.

Chá verde

Se você vive em um país onde o energético mais comum é o café, ficará impressionado em descobrir que o chá verde é o mais comum no mundo.
O chá verde é especialmente conhecido como uma bebida saudável e benéfica para problemas de pressão sanguínea, doenças cardíacas, câncer, diabetes, obesidade e inflamações.
Tem a habilidade única de aumentar a atenção enquanto dá uma sensação de calma sem te deixar devagar.

Matcha

É considerado o champanhe dos chás verdes, utilizado em cerimônias tradicionais japonesas.
É feito com a folha de chá de melhor qualidade, desidratada e então moída em um pó fino.
Pode ser bebido puro ou misturado com smoothies, lattes, sopas e molhos.

Café

O café é conhecido por dar um pico de energia enquanto otimiza a memória, o foco, o humor e a atenção.
É um potente antioxidante que ajuda a proteger o cérebro.

Erva mate

Tradicional na América do Sul. É carregada de nutrientes que inclui praticamente todas as vitaminas necessárias para se viver.
Os consumidores da erva mate relatam mais energia, mais clareza e mais foco.

Chá de cúrcuma

É o único da lista que não contém cafeína. Cúrcuma é um tempero utilizado desde tempos antigos. Se mostra eficiente para aumentar a irrigação sanguínea no cérebro tanto
quanto exercícios físicos. Também aumenta os níveis de serotonina e dopamina, neurotransmissores essenciais para felicidade e produtividade.

Why Natural Energy Drinks Are Better for Your Brain

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS