Por:Nutricionista Karina Peloi

Se você ainda usa esses temperos industrializados na sua casa, eu tenho um convite pra você . Mas primeiro, preciso que leia esse textinho com atenção.

Antes de começar a ler, veja você mesma os ingredientes de um desses produtos que data na minha mão, peguei no site, veja a foto que está acima. Dentre os ingredientes desses caldinhos milagrosos,  temos os realçadores de sabor glutamato monossódico e ionisato de sódio e corantes dióxido de titânio e caramelo.

Realçadores de Sabor

Como o próprio nome diz, tem a função de dar mais sabor aos alimentos, porém, é mais que isso, é te deixar viciada na comida e fazer você comer muito mais do que precisa. Além disso, faz com que seu paladar fique cada menos sensível ao sabor delicado dos vegetais e alimentos com “menos sabor”. E talvez seja um dos motivos de você e a sua família terem dificuldade de comer alimentos saudáveis. 

Não bastasse isso, você acaba adicionando mais sódio do que o necessário às refeições. Se ainda precisa mais, o glutamato monossódico está relacionado a dores de cabeça, enxaqueca, hiperatividade entre adultos e crianças, dificuldade de aprendizado, irritabilidade e colaborar para o desenvolvimento de patologias neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson . 

O corante caramelo é tido como um dos mais perigosos aditivos alimentares, estando ligando especialmente ao desenvolvimento de câncer. Bem, além disso, todos esses ingredientes são xenobióticos, estão relacionados ao aumento de radicais livres e estresse oxidativo e, consequentemente, envelhecimento precoce e doenças (veja meu post de 2 dias atrás sobre esse assunto). E aí, acha mesmo que vale a pena usar esses temperos nas refeições e oferecer a sua família?

O meu convite é que se você tiver em casa, jogue fora, não de para a vizinha ou para a sua funcionária. Mas nutri, é desperdício, é jogar dinheiro e alimento no lixo. Não, desperdício é você colocar esses ingredientes no seu organismo e depois ter que gastar para tratar doenças. Quem aí não vai mais usar esses temperos industrializados em casa?

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Karina Peloi
Nutricionista e Coach em: Emagrecimento, Nutrição Clínica Funcional , Alimentação Saudável, Criadora método magras para sempre.