Por Karina Peloi Nutricionista

Quando me perguntam: nutri, você usa colágeno? Eu digo: não, consumo uma laranja todos os dias.

E aí quem perguntou não entende nada. Sabemos da importância da Vitamina C na síntese de colágeno e do metabolismo do tecido conjuntivo como um todo, como co-fator para enzimas, estimulando a transcrição dos genes de colágeno.

Ahhh, e sem falar no seu poderoso efeito antioxidante. Mas voltando ao colágeno, entenda algo, se o seu organismo não estiver apto a formar colágeno a partir do consumo de micronutrientes como a vitamina C e também de proteína, ele não irá produzir a partir do consumo de colágeno hidrolisado.

Quando você compra colágeno, você não está comprando colágeno, mas sim aminoácidos necessários para a produção de colágeno pelo seu organismo. Mas nutri, isso é uma fraude? Não! Colágeno é uma proteína (formanda por aminoácidos).

E nosso intestino não absorve proteína, mas sim aminoácidos. Isso significa que, ao comer uma proteína, seu organismo a digere (quebra a proteína) e você irá absorver os aminoácidos (partes da proteína).

Então, se vc consumir colágeno, seu organismo terá que quebrar em aminoácidos e depois dentro do seu corpo formar o colágeno novamente. Por isso que se diz colágeno hidrolisado (hidrólise = quebra) entendeu?.

Então, se o seu organismo não estiver bem nutrido, o seu intestino saudável para a boa absorção desses aminoácidos, seu corpo não vai formar novamente o colágeno. Agora, se você estiver saudável e bem nutrida, seu organismo será capaz de produzir colágeno a partir dos alimentos.

Não estou dizendo que o suplemento de colágeno hidrolisado não tem efeito no organismo, mas o meu questionamento é: pra que? Diversos estudos científicos mostram a eficiência do suplemento de colágeno relacionado à saúde óssea e no tratamento de doenças relacionadas à cartilagem, mais ainda volto a dizer, se o seu organismo não estiver funcionando de forma eficiente, não será bem utilizado.

Mas não temos estudos contundentes relacionado à estética. Então, se quer ter pele bonita e jovem através do colágeno, consuma proteína e alimentos ricos em vitamina C.

A nossa necessidade diária de vitamina C é de 90mg. Em 100g de laranja já temos 53mg, de e goiaba 80mg, de limão 38mg, de caju 219mg, de acerola 941mg, kiwi 70.

E não são apenas as frutas, a rúcula tem em 100g 46mg e a couve 96,7mg. Mas qual o desafio? Você precisa consumir as frutas e muitas vezes se torna mais fácil buscar um suplemento.

Em regra os alimentos têm tudo o que precisamos, e você só deve usar suplementos, qualquer que seja, mas qualquer um, após a avaliação da necessidade por um profissional.

Então vamos lá, vamos garantir a nossa auto produção de colágeno cuidando da saúde do nosso intestino, consumindo proteína e frutas e vegetais no nosso dia a dia.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Karina Peloi
Nutricionista e Coach em: Emagrecimento, Nutrição Clínica Funcional , Alimentação Saudável, Criadora método magras para sempre.