Lembra do desafio TrashTag? Ele nasceu nas redes sociais e seu objetivo era mostrar limpezas de locais cheios de lixo. A ideia era compartilhar o antes e o depois do local reabilitado. Se Raphaël, um menino de 10 anos, participasse, com certeza ganharia o prêmio.

O menino é fã leal de uma pesca muito particular, que se pratica com ímã e consiste em levar para o cais a sucata que entope o rio Sena na França. Já limpou cerca de 7 toneladas de lixo, incluindo cama box de casal, bicicletas, escada de 20 pés e a lista continua. Às vezes, seu pai, Alex, o ajuda em sua difícil missão.


Instagram @raf_sur_seine

Os resíduos que Raphaël remove são coletados pela rede rodoviária através do aplicativo DansMaRue.

“Desde a minha primeira pescaria, logo após o Natal, quando vi tudo isso, disse a mim mesmo: ‘Não é possível, temos que fazer alguma coisa. Mas que? Primeiro, coletei a maior quantidade de sucata, que depois declarei por meio do aplicativo DansMaRue, que permite relatar itens volumosos que os serviços da prefeitura coletam e transportam para o aterro ”, disse o menino, segundo o portal francês Sciences Et Avenir .


Instagram @raf_sur_seine


Instagram @raf_sur_seine

Mais tarde, Raphaël abriu uma conta no Instagram chamada @Raf_sur_seine onde publica fotos de suas capturas e avisa sobre contaminação, principalmente sobre esta que é “invisível”.

“Muitas vezes as pessoas pensam que fui eu quem o colocou nisso, mas Raphaël é muito vigilante sobre as questões ambientais”, disse seu pai, Alex.


Instagram @raf_sur_seine

É uma questão geracional da qual Greta Thunberg é a principal influenciadora? Definitivamente. Uma referência mais imediata para Raphaël é YouTuber ChrisDetek, que popularizou um pêssego de um tipo muito particular entre os internautas franceses.

Depois de ver várias dessas sequências, o jovem recebeu no Natal dois imãs, um capaz de rebocar 800 quilos e o outro dotado de um poder de atração de 360º.


Instagram @raf_sur_seine


Instagram @raf_sur_seine

Após o eclipse da contenção, as expedições recomeçaram com mais vigor: Raphaël subiu o Sena em nada menos que oito bicicletas em uma tarde e 5 scooters. Pesca de alto mar que não teria sido possível sem o esforço dos transeuntes, encantados em participar por alguns momentos em um novo tipo de operação de controle da poluição.

Texto originalmente publicado no UPSOCL, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS