Coqueiros são essenciais para a vida na Índia peninsular. Eles os usam para fazer utensílios domésticos e até para suas criações culinárias. Mas, apesar de essencial para a comunidade, também gera muito lixo que acaba nas ruas, até obstruindo o ralo e causando poluição do ar quando queimado . É um problema sério.

O governo local ainda não resolveu o problema, mas um projeto poderia ajudar, usando o coco permanece por uma causa positiva.

A CocoPallet produz paletes de transporte 100% orgânicas a partir da casca do coco, que substitui as de madeira. O ponto positivo dessa iniciativa é que, assim, evitam-se o abate de árvores e o transporte de milhões de árvores.

1,7 bilhão de paletes de madeira são produzidos anualmente para exportadores asiáticos, causando o uso desnecessário de aproximadamente 200 milhões de árvores por ano, conforme o projeto definido em seu site. Definitivamente, essas árvores poderiam ser salvas e mantidas no local ou para uso a longo prazo.

Este projeto não requer tratamentos caros e prejudiciais para pragas, como a fumigação com brometo de metila. Os paletes contêm apenas fibras naturais e lignina, sem resinas sintéticas. Além disso, sua produção gera renda adicional para os agricultores locais.

Michiel Vos, fundador do projeto, improvisou com a tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Wageningen. Ele desenvolveu a ideia e concluiu o negócio.

A Ásia produz mais de um bilhão de paletes por ano. Eles exigem madeira macia que importam do Canadá, Nova Zelândia ou Europa Oriental em larga escala. Isso é sinônimo de exportar florestas inteiras para a Ásia, o que gera um enorme custo de transporte.

Texto originalmente publicado no UPSOCL, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS