As pessoas idosas no Japão estão usando exoesqueletos para ajudar a atender às demandas físicas de seus empregos e permanecer na força de trabalho por mais tempo.

A população do Japão está envelhecendo rapidamente, com um recorde de 28% das pessoas com 65 anos ou mais. Isso levou à escassez de trabalhadores, principalmente nas indústrias de trabalho manual, como construção, manufatura e agricultura.

Para incentivar as pessoas mais velhas a permanecer ou ingressar nessas indústrias, várias empresas de tecnologia no Japão desenvolveram trajes de exoesqueleto que facilitam o levantamento.

Umas delas, a Innophys, construiu um traje que é ligado através de uma bomba manual que deve ser apertada 30 vezes para encher os “músculos” pressurizados. Simultaneamente, estes são utilizados para aumentar a força natural do trabalhador.

De acordo com a empresa, o Muscle Suit, como foi chamado, é capaz de adicionar 30 kg de força muscular, dando capacidade a quem usa levantar cargas mais pesadas. “Um de nossos clientes é uma empresa conhecida que produz e vende rabanetes em conserva e usa cargas pesadas ​​no processo de produção”, disse o porta-voz da Innophys, Daigo Orihara, em entrevista à New Scientist.

“Uma pessoa que está na casa dos 70 anos e deveria se aposentar, ainda pode trabalhar graças ao nosso traje muscular”, disse. Além da Innophys, outras gigantes multinacionais também estão investindo no setor, como a Panasonic e Toyota.

O próprio governo japones está considerando aumentar a idade da aposentadoria de 60 para 70, a fim de ajudar a combater a escassez de mão de obra, que está cada vez mais difícil no país.

Texto originalmente publicado no Newscientist, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS