A Holanda decidiu seguir o mesmo exemplo da Suécia e fechou 19 presídios esse ano. Desde 2009, começaram as especulações, quando o Ministro da Justiça anunciou que provavelmente fecharia oito presídios por conta da grande diminuição de crimes no país.

Crimes leves

Um dos fatores importantes, além da diminuição dos crimes, foi elaborado também um sistema eletrônico para infrações mais leves, de modo que a pessoa continue contribuir economicamente ativa, colaborando com o crescimento do país.

A proporção de presos na Holanda é de 163 para cada 100 mil cidadãos. Para se ter uma idéia no Brasil essa média é de 300 presos para 100 mil. A medida trás um grande resultado no bolso do governo que economiza cerca de $200mil por ano para cada presidiário a menos.

Porque a Holanda conseguiu diminuir a criminalidade?

Jan Roelof van der Spoel, vice-diretor da prisão de segurança máxima de Norgerhaven, no norte da Holanda, que tem capacidade para 243 detentos, explica o sucesso da Holanda em combater a criminalidade.

“Aqui na Holanda, nós olhamos para o indivíduo. Se alguém tem um problema com drogas, tratamos o vício. Se é agressivo, providenciamos gestão da raiva. Se tem dívidas, oferecemos consultoria de finanças. Tentamos remover o que realmente causou seu crime. É claro que o detento ou a detenta precisam querer mudar, mas nosso método tem sido bastante eficaz”, explica Van der Spoel.

Para conseguir seguir o exemplo dos dois países, o Brasil precisaria seguir o mesmo modelo de reabilitação para aqueles que cometeram crimes. Parar de travar guerra às drogas e tratar a questão como um problema de saúde pública também é um bom começo. E você, o que acha?

Com informações:The Greenest Post