Ferver a água, por exemplo, ainda é uma forma eficaz para a purificação de água e os filtros de barro e cerâmica, são os melhores meios de filtragem do mundo, segundo a publicação americana “The Drinking Water Book”.

O tradicional filtro barro brasileiro, com câmara de filtragem de cerâmica é bastante eficiente na retenção de cloro, pesticidas, ferro e alumínio.

Além de também reter 95% do chumbo e 99% do parasita Criptosporidiose, espécie causadora de diarreias e dor abdominal.

Essa eficiência é resultante do processo de filtragem por gravidade, em que a água passa pelas velas e goteja lentamente para o reservatório inferior.

Isso não ocorre nos fluxos de torneiras ou em tubulações, já que a pressão é quem impusiona o fluxo da água. Por esta razão os microrganismo e sedimentos acabam passando pelo sistema de filtragem e se depositando nos copos.

Ainda segundo o estudo, o consumidor precisa ficar alerta na hora de comprar esse tipo de produto, pois há tecnologias lançadas que não são eficientes e permitem a passagem de elementos perigosos para a saúde, como o flúor e arsênico, por exemplo.

Limpeza e manutenção do Filtro de Barro

Ainda é importante se lembrar que a qualidade da água depende também da manutenção do filtro, que necessita ser limpo e ter suas velas trocadas regularmente.

É essencial que não seja utilizado nesse processo produtos químicos ou de limpeza. Tomar cuidados com os encanamentos, torneiras e caixas d’água da casa, para se garantir que a água colocada ali seja própria para consumo.

Informações:Jornal Ciência

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS