Com as mudanças climáticas repentinas, o nosso sistema imunológico acaba enfraquecendo, nos tornando mais suscetíveis a diversas doenças.

As mais comuns são gripes, resfriados, inflamação na garganta e tosse. Mesmo sabendo que nem sempre o frio seja o responsável por essas patologias, a verdade é que com a temperatura mais baixa o risco de adquirir alguma delas é pontencializado.

Isso porque combina-se a temperatura baixa e o ar seco, o que possibilita uma sobrevida maior dos vírus. Por isso o combate dessas doenças se torna necessário.

No mercado existem diversos medicamentos que ajudam a superar a gripe e o resfriado, porém nem sempre eles são a melhor opção para o organismo. Esses remédios possuem propriedades químicas, e o consumo em excesso pode provocar reações adversas.

Portanto, para combater esses sintomas, tudo o que precisamos é de um bom xarope, melhor ainda se for natural.

Um dos grandes aliados da medicina natural é o alho, que é um excelente agente antiviral. Ele é capaz de eliminar boa parte dos vírus que causam essas patologias.

A receita que ensinaremos promove o fortalecimento do sistema imunológico, combate infecções e melhora a respiração.

Além disso, teremos a combinação de banana, canela e maçã.

O melhor dessa combinação é que você não corre o risco de sofrer com efeitos colaterais, como tontura, nervosismo ou sonolência, comuns nos xaropes comerciais.

Xarope de alho e banana

Recomenda-se preparar este xarope algumas semanas antes de o frio chegar.

Quando os sintomas das doenças começar a atacar, você estará pronto para enfrentar uma infecção do aparelho respiratório, caso isso o afete.

Ingredientes:

  • 2 dentes de alho
  • 2 bananas
  • 1 maçã
  • ½ colher (sopa) de canela em pó

Como preparar:

-Descasque as bananas (não jogue as cascas, veja aqui uma receita de bolo de casca de banana ) e corte em pedaços pequenos.

-Coloque em uma panela, acrescente o alho picado, adicione um pouco de água – meia xícara mais ou menos.

-Tampe e deixe cozinhar por cinco minutos a partir do momento em que começar a ferver.

-Enquanto isso, descasque a maçã (veja aqui como reaproveitar a casca da maçã), retire as sementes e corte em cubos.

-Coloque no liquidificador, adicione a canela em pó, a banana cozida com o alho, um pouco da água do cozimento e bata em velocidade máxima por dois minutos.

-Depois que os ingredientes estiverem bem triturados e misturados, despeje em um recipiente de vidro com tampa.

Não é aconselhável colocar o xarope na geladeira, pois ele deve ser consumido em temperatura ambiente.

Como usar

Armazene em um local que não tenha umidade e longe da luz.

Consuma uma colher (sopa) todos os dias pela manhã, de preferência em jejum, e outra antes de dormir.

Não precisa se preocupar com o sabor do alho, pois devido as frutas e a canela ele quase nem aparece.

Propriedades do alho

O alho contém alicina, uma poderosa substância que inibe o crescimento de microrganismos como fungos e bactérias. Ele também auxilia na redução e até eliminação do muco nos pulmões, sendo, portanto, eficaz contra tosse, gripe e bronquite.

O alho é um antibiótico natural que funciona como um poderoso antimicrobiano e antissépticos, além e ajudar combater a febre. Ele possui vitaminas A, B, C, E, aminoácidos, sais minerais como o ferro, selênio, enxofre, silício, iodo e cromo, enzimas e adenosina.

Esses nutrientes fazem do alho um excelente fitoterápico que estimula o organismo a combater a infecção, atuando diretamente no sistema imunológico.

Propriedades da banana

A banana é uma fruta com alto valor nutricional. É um dos alimentos mais recomendados para proporcionar energia ao organismo.

Além disso, por ser rica em vitaminas A e C, também fortalece o sistema imunológico. A banana contém grande quantidade de fibras, açúcares naturais, antioxidantes e minerais essenciais.

Seu alto teor de ácido fólico atua na produção de glóbulos brancos e vermelhos, que ativam as defesas. Além disso, a fruta é suave com a garganta, dessa maneira auxilia no tratamento e redução da irritação causada pela gripe e resfriados.

Por fim, pelo fato de ser uma fruta rica em potássio, ajuda a manter a pressão arterial durante o inverno.

Propriedades da maçã

A maçã possui grande quantidade de vitamina C, flavonoides e polifenóis, nutrientes que fazem dela uma fruta funcional. Devido à presença desses compostos, a maçã ajuda a diminuir os radicais livres e reduzir a carga viral da gripe.

Ela também atua como expectorante, por isso é muito indicada para ajudar no alívio dos sintomas.

Além disso possui quercetina, um excelente agente antioxidante que preserva as células, fortalecendo o sistema imunológico.

Propriedades da canela

A canela possui ação antibacteriana, antiviral, antifúngica e antioxidante. Ela também estimula as defesas do corpo, tendo ação antiespasmódica, anestesia e probiótica.

A especiaria ajuda a neutralizar inúmeros tipos de vírus e infecções, inclusive os responsáveis pela gripe e resfriado. Além disso, combate infecções nas vias respiratórias, pois possui efeito secante nas mucosas, além de ser um expectorante natural.

É importante ressaltar que a prevenção da gripe e resfriados é algo importante.

Alguns hábitos simples podem auxiliar você a manter longe da doença.

São eles:

  • Lavar as mãos diversas vezes ao dia
  • Cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal
  • Evite locais com aglomeração de pessoas
  • Mantenha os ambientes ventilados

Fonte: Cura Pela Natureza

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS