Autor: Albani Borges dos Reis

Wallace William da Costa, um Ex-detento, hoje com 44 anos de idade, conta como superou tudo, e dentro da penitenciária, concluiu o ensino médio e se preparou para vitórias ainda maiores.

Wallace Willian é um exemplo de superação. Ele mostra como venceu seus maiores problemas. Conta que foi preso em 1997, aos 18 anos, por tráfico de drogas. Foi condenado a seis anos de prisão, cumprindo quatro deles cumpridos em regime fechado, na Penitenciária José Edson Cavalieri em Juiz de Fora, Minas Gerais, cidade onde nasceu.

Wallace conta que Quando saiu do regime fechado, seguiu em frente e fez um curso de técnico de enfermagem, mas, mesmo formado, encontrou muitas barreiras para ingressar no mercado de trabalho, por ser Ex-presidiário. “Fiz um processo seletivo para um dos hospitais de Juiz de Fora e passei em todas as partes. Um dia uma pessoa me perguntou se já tinha tido problemas com a Justiça.

Falei que sim, mas que havia liquidado isso. Ela ficou de me ligar e até hoje nada”, contou, sempre mostrando otimismo.Diante das barreiras encontradas em sua cidade, Wallace mudou-se para o Rio de Janeiro em busca de novas oportunidades.

Lá ele se preparou, e passou em diversos concursos, inclusive na Fundação Oswaldo Cruz, onde trabalhou. Logo em seguida buscou no ENEM o ingresso na faculdade em medicina, que era o seu sonho.
Atualmente, ele cursa o 2º período de medicina em Tocantins, e procura oportunidades para voltar com a família, já que a esposa e as 4 filhas ficaram em Minas Gerais, por conta das circunstâncias enfrentadas na luta pela realização dos seus projetos.

“Meu sonho é acabar de me formar e ajudar outras pessoas. Assim que eu me formar, quero que pelo menos um dia da semana seja dedicado à doação, do que eu sei fazer para outras pessoas. Independente se for em um presídio, um lar de idosos, centro de reabilitação e até mesmo para moradores de rua”, concluiu.