Se todos nós colocarmos nossa parte e energia na construção de um mundo melhor, as coisas provavelmente serão diferentes. O egoísmo e o individualismo abundam nestes tempos, mas sempre exceções, que se destacam muito. Não se trata de entregar dinheiro, deixar o trabalho ou mudar radicalmente de vida, mas sim de coisas simples: Ser gentil, atencioso, pró-ativo e consciente.

Rodrigo Belli é um estudante de 23 anos que colocou esses valores em prática e criou um projeto interessante. Ele fabricou uma mochila que filtra e limpa a água suja, adaptando-a para o consumo humano. Onze famílias de baixa renda já se beneficiaram com a invenção, mas no futuro ele espera ajudar muito mais.


Instagram Water Camelo

Ele é aluno do curso de design de produto da PUC-Rio e seu engenhoso desenvolvimento está beneficiando, em primeira instância, famílias do Jardim Gramacho, na Baixada Fluminense, em setores carentes.


Instagram Water Camelo

A ideia recebeu o nome de Água Camelo, que consiste em um pequeno kit (comparado ao processo tradicional de limpeza da água), onde uma mochila filtra a água com impurezas até que esteja pronta para o consumo.

“Quem tem água potável em casa, se não é fornecida por encanamento até sua casa, teria que cumprir quatro etapas para ter água potável em casa, que é coletar, transportar para casa, estocar em casa. e filtrar essa água. Então decidimos (criar) um kit Camel, composto por uma mochila, um filtro de água portátil e um suporte de parede. Eles conseguem resolver esses 4 passos ”. Rodrigo comenta na mídia local.

Aqui fica um vídeo com o seu funcionamento e, o mais importante, com o sorriso e a alegria de quem precisa.

50 pessoas de cerca de 11 famílias já o utilizam. A solidariedade não é um mito, é uma realidade que acaba com a felicidade de quem recebe um pequeno empurrão de gentileza.

Suellen Ferreira (a menina do vídeo) contou sua experiência e relatou como alguns problemas de saúde melhoraram, principalmente nas crianças. Antes eles sofriam de diarreia constante, lesões corporais e complicações gerais. Isso, por enquanto, é coisa do passado graças à água limpa.


Instagram Water Camelo

A Água Camelo procura continuar contribuindo para o nosso mundo, expandindo-se graças à colaboração de algumas empresas. Cada kit custa um investimento de 350 reais, então não tem sido fácil.

Por meio de suas redes sociais e site, eles informam sobre o processo de patrocínio do projeto, para receber apoio financeiro. Você pode visitá-los em seu Instagram, para quaisquer perguntas, dúvidas ou contribuições.

Texto originalmente publicado no UPSOCL, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

RECOMENDAMOS