É bem provável que você saiba que alimentos com muito sal elevam a pressão arterial, algo muito prejudicial para quem sofre com hipertensão. Por outro lado, eles também podem ser a salvação para quando a pressão abaixa demais, causando indisposição, tonturas e até mesmo desmaios. Mas você sabe por que isso acontece?

O sal é conhecido quimicamente como cloreto de sódio, e é justamente o sódio o principal fator da elevação da pressão arterial. Isso se deve à grande propriedade que esse mineral tem de atrair moléculas de água para o sangue e o líquido extracelular.

Para manter um equilíbrio entre a concentração de sal dentro e fora das células, o organismo acaba retendo mais água (você sente mais sede e não faz xixi depois de comer um alimento muito salgado). Dessa forma, ocorre um aumento no volume de sangue circulando e, em consequência, da pressão arterial.

Contudo, não são apenas os salgadinhos de pacote ou as batatas fritas cheias de sal que podem causar esse efeito. Confira nossa lista e fique atenta, seja sua pressão mais alta ou mais baixa, e utilize os alimentos ao seu favor:

1- Café, chá e refrigerantes

O café e até mesmo alguns chás e refrigerantes que contêm cafeína podem causar um aumento na frequência cardíaca, o que acaba elevando também a pressão arterial. Pessoas que precisam controlar a hipertensão não devem abusar dessas bebidas.

2-Carnes Embaladas e Processadas

Carnes embaladas, incluindo cachorros quentes, bacon, salsicha e carne de almoço também contam com sódio para preservar o produto por um longo tempo. Portanto, não só você está recebendo alimentos carregados com sal e conservantes, você está sacrificando os benefícios para a saúde de comer alimentos frescos.

3-Energéticos e isotônicos

Essas bebidas são cheias de minerais, incluindo o sódio, e por isso elas podem aumentar a pressão arterial. Além disso, os energéticos ainda costumam conter cafeína, que acelera o coração e pode causar crises hipertensivas.

4-Refeições Congeladas

Você sabia que a comida em refeições congeladas pode ter sido cozida até um ano antes de você realmente comer? Uma enorme quantidade de sal é usada para garantir que a refeição ainda tenha gosto de comida quando você a comer.

5- Doces

Biscoitos, bolos, donuts e outras guloseimas assadas podem certamente ser um hábito difícil de quebrar, mas são simplesmente carregados de açúcar e gordura. No entanto, você ainda pode desfrutar de itens de confeitaria com moderação.

6-Molhos

Infelizmente, não são apenas molhos de tomate com alto teor de açúcar e sódio. A maioria dos molhos e condimentos engarrafados são carregados com açúcar, não importando sua base.

7-Bebidas alcóolicas

O vinho tinto contém flavonoides, substâncias com poder antioxidante que protegem o coração e o sistema cardiovascular. Por isso, tomar um cálice de vinho tinto por dia pode ser um fator de proteção. Entretanto, abusar de qualquer bebida alcóolica, incluindo o vinho, trará uma série de problemas de saúde muito graves, inclusive piorando quadros de hipertensão. Dessa forma, pessoas que sofrem com pressão alta crônica devem evitar o álcool.

Texto originalmente publicado no Health & Human , livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS