Apesar do fato de a quimioterapia fornecer tratamento que salva vidas contra células cancerígenas, o efeito colateral da perda de cabelo pode ser devastador para muitas mulheres. Um estudo de 2010 descobriu que 47% das mulheres submetidas à quimioterapia classificaram a perda de cabelo como o “aspecto mais traumático” do tratamento.

A maioria das mulheres que enfrentam perda de cabelo devido à quimioterapia usa perucas, lenços ou turbantes para esconder o couro cabeludo. Embora “ficar nu” possa não ser inicialmente uma opção atraente para algumas mulheres durante a quimioterapia, uma tendência recente pode tornar essa opção um pouco mais empoderadora e atraente: coroas de hena.

O que são coroas de henna?

O hena é um corante proveniente da planta Lawsonia inermis e usado para fins religiosos e culturais em muitos países, como Índia e Marrocos. Enquanto uma tatuagem usa uma agulha para colocar tinta nas camadas mais profundas da pele para um design permanente, a hena mancha a camada superior da pele, com duração de até três semanas.

Essencialmente, as coroas de hena pegam a arte e o estilo da hena tradicional e as aplicam no couro cabeludo. “Uma coroa de hena está usando o hena para decorar a cabeça careca de uma pessoa, como mulheres que perderam o cabelo como resultado da quimioterapia”, diz Leah Reddell, que presta serviços de hena há pouco mais de 12 anos. Denver e Boulder, CO, no Face Fiesta.

Embora estejam tipicamente associadas a mulheres submetidas à quimioterapia, Reddell observa que os homens também podem recebê-las e também são uma boa opção para pessoas com alopecia areata (uma doença auto-imune que causa queda de cabelo completa).

Reddell não foi a primeira a criar coroas de hena, e é um pouco misterioso quem foi o artista original da coroa de hena. De qualquer maneira, hoje você pode encontrar artistas especializados em coroas de henna em todo o mundo. De fato, Reddell começou a fazer coroas de hena porque as mulheres com câncer começaram a solicitá-las especificamente.

“Às vezes eu não acredito que consigo fazer isso”, diz Reddell. “Eu sempre fico impressionada com as aventuras que minha arte começa a ter no mundo assim que me deixa, e com o fato de que minha arte está nessas mulheres, para incorporar e mudar a experiência que elas estão tendo em um mundo positiva, é uma das melhores coisas que posso fazer. “

Como as coroas de henna ajudam as mulheres a lidar com a perda de cabelo

Para muitas mulheres, a queda de cabelo causada pela quimioterapia é um marcador visível de câncer, o que pode fazer com que toda a identidade pública se centralize em torno da doença. As coroas de henna mudam o foco para algo positivo, de acordo com Reddell.

“As pessoas em público os abordam para falar sobre a arte que estão vestindo, não apenas o câncer com o qual estão lidando”, diz Reddell. “Além disso, muitas mulheres simplesmente não gostam de usar perucas e cachecóis – as coroas as ajudam a abraçar sua calvície de uma maneira bonita.”

Reddell compartilha que algumas mulheres estão tão ansiosas por suas coroas de hena que raspam o couro cabeludo e marcam suas consultas antes mesmo de começarem sua primeira sessão de quimioterapia. “Elas queriam se sentir bem naquele momento (não doentes de quimioterapia) e enfrentar [e] abraçar a calvície em seus próprios termos”, diz ela. As coroas devolvem uma sensação de controle.

Outras mulheres usam as coroas de hena como comemoração, como após a sessão final de quimioterapia. Elas podem trazer seus amigos e familiares e tratar a consulta de henna como uma pequena festa.

De qualquer forma, Reddell observa que testemunha que as mulheres passam por “uma enorme variedade de emoções” durante a consulta, do nervosismo no início à “alegria de se olhar no espelho no final”. No final da sessão, Reddell diz: “Elas se sentem empolgadas e empoderadas, por aí no mundo, possuindo a arte que estão vestindo”.

Os projetos são únicos, incorporando símbolos e idéias do cliente. Enquanto alguns desenhos são mais abstratos e geométricos, outros incluem símbolos como árvores, flores, animais e até palavras. A obra de arte representa a individualidade e o estilo da mulher, lembrando a ela e ao mundo que ela não é simplesmente “uma pessoa com câncer”.

Um cliente da Reddell’s disse que sua coroa de hena conseguiu fazê-la se sentir mais bonita e confiante durante aquele momento difícil da vida. Ela lembra: “Quando eu estava passando por um câncer, odiava como o medicamento me fazia parecer. Este foi um dos melhores momentos da minha jornada contra o câncer. ”

O que saber se você está considerando fazer uma coroa de hena

Se você está pensando em fazer uma coroa de hena, faça uma pesquisa com seu artista. “Eu não posso dizer o suficiente sobre a importância do uso de henna real, artesanal e natural para coroas de hena”, diz Reddell.

A Academia Americana de Dermatologia adverte contra a tinta de hena adulterada com p-fenilenodiamina (PPD). Este aditivo destina-se a ajudar a hena a durar mais tempo na pele, mas, infelizmente, é um produto químico perigoso para a pele que pode causar coceira, formação de bolhas e cicatrizes. Embora seja proibido pela Food and Drug Administration, alguns ainda o usam ilegalmente na tinta de hena.

Reddell também adverte contra “cones de hena” pré-fabricados vendidos on-line. Eles também contêm produtos químicos nocivos, mesmo que digam “natural” ou “orgânico” na embalagem. “A verdadeira pasta de hena é feita à mão com ingredientes muito simples e deve ser mantida congelada”, diz Reddell.

Depois de encontrar o seu henna artist, não deixe de perguntar como se preparar para a sua consulta. Por exemplo, é comum que seu artista peça que você se barbeie antes de entrar para sua sessão de henna.

Se você está em dúvida sobre como obter uma coroa de hena, Reddell oferece duas palavras simples: “Faça!” Ela acrescenta: “Sério, nunca tive um cliente que se arrependesse de ter conseguido uma coroa – só tive clientes que se arrependeram de não ter feito isso antes nos tratamentos”.

Fonte: Healthi Nation

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS