Constantemente me perguntam sobre o consumo de vinagre de maçã para emagrecer .

Então vamos falar sobre ele hoje .

Aqueles que defendem o uso do vinagre de maçã para emagrecer, citam a presença de pectina, um polissacarídeo (uma espécie de fibra) presente principalmente na casca da maçã e em outras frutas, que ajudaria na saciedade e também pela presença de polifenóis antioxidantes, capazes de melhorar processo inflamatórios do organismo e seria auxiliar no emagrecimento.

Na busca por estudos científicos que mostrassem a ação do vinagre de maçã no processo de emagrecimento, realmente NÃO encontrei estudos que mostrassem essa relação. E talvez uma das explicações esteja no fato de estudos de bromatologia (que estuda a composição de alimentos), nos mostra que no vinagre de maçã não tem pectina.

Estudo publicado no Journal ou Diabetes Research nos mostra que o consumo de 1 colher (sopa) diluído em um copo de água antes do almoço e do jantar, por 30 dias, é capaz de reduzir a hiperglicemia pós-pandrial (diminuir o açúcar do sangue após as refeições), através da melhora da ação da insulina no organismo, o que significa que esse hábito pode ser auxiliar, disse auxiliar na prevenção e tratamento de diabetes.

Estudo realizado na Universidade do Arizona nos EUA concluiu que o consumo de vinagre (e não apenas o de maçã, mas também de outras frutas) melhora a digestão e absorção de glicose no organismo, devido à presença do ácido acético. E com isso, menos insulina e menos formação de gordura. Agora, querer emagrecer através do consumo de vinagre, aí já é outra história, e vejo como uma boa história para te iludir.

Assim como outros temperos naturais, vale a pena introduzir vinagre na alimentação, especialmente se for para substituir molhos industrializados. Ele ajuda na digestão, melhora a absorção de alguns micronutrientes. Agora, se quer emagrecer, o que realmente precisa é manter uma alimentação saudável, rica em nutrientes e substâncias anti-inflamatórias, diminuir a ingestão de comida e se exercitar.

Ah!! Então vamos fazer o que é certo e parar de buscar atalhos?

*Karina Peloi é Nutricionista e Coach, Epecialista Emagrecimento, Nutrição Clínica Funcional, criadora do método magras para sempre.

Fonte: KarinaPeloi

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Karina Peloi
Nutricionista e Coach em: Emagrecimento, Nutrição Clínica Funcional , Alimentação Saudável, Criadora método magras para sempre.