Saúde

“EMOCIONAL RESPONDE POR MAIS DA METADE DAS DOENÇAS DO CORPO” – Dr Carlos Durgante

A afirmação é do médico, escritor, congressista e membro da Associação Médica Espírita Brasileira (AME-Brasil), Carlos Durgante, que fala sobre a influência da espiritualidade na condição física das pessoas.

Autor de sete livros sobre espiritualidade, ciência e saúde, ele afirma que nossas células assumem as emoções que transmitimos a elas, condicionando o estado de saúde ou de doença aos órgão a que estão vinculadas.

Angela Piana

Revista Servioeste: A ciência já consegue explicar que o desequilíbrio dos nossos padrões emocionais é o principal causador das doenças que conhecemos?

Dr. Carlos Durgante: Sim e há muito tempo. Em 1939, a American Psychosomatic Society inaugurou a era da Medicina Psicossomática que é uma ciência que integra diversas especialidades da medicina e psicologia para estudar os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre o corpo. Aos poucos, a psique humana (a contraparte da dimensão física) começou a ocupar um espaço decisivo no entendimento do binômio saúde-doença, passando a ver o ser humano de uma forma mais integral. Pesquisas da psicofarmacologista norte-americana, Candace Pert, no final da década de 1990 e do médico norte-americano, Bruce Lipton, reforçam a tese de que os pensamentos gerados pelos sentimentos são forças que podem adoecer o corpo e agravar doenças, e que existe uma biologia dos sentimentos que se processa pela ação de moléculas que circulam pelo corpo humano, as chamadas moléculas da emoção.

Podemos afirmar que a doença é causada não apenas por germes, substâncias químicas e traumas físicos, mas também por disfunções crônicas dos padrões de energia emocional e pelos maus hábitos de relacionamento da pessoa consigo mesma e com os outros. Sabemos que as nossas células estão constantemente sendo bombardeadas por sentimentos e emoções que nutrimos, assim, conforme a suscetibilidade de cada pessoa, elas geram os estados de saúde ou de doença. Os estados emocionais felizes ou infelizes da nossa alma são transferidos à estrutura mental das células no interior dos órgãos vinculados.

RS: Como acontece biologicamente a transmissão das informações da mente para o nosso corpo?

CD: No entendimento da medicina vibracional, a mente e o corpo estão interconectados por um eixo chamado de HHA (Hipotálamo-Hipófise-Adrenal). Em 1981, o cientista norte-americano, Robert Ader, criou o termo Psiconeuroimunologia para definir a área da ciência que estuda as associações entre os processos comportamental neural, endócrino e o sistema imune.

O eixo destes processos exerce ações diversas sobre as células e os sistemas do corpo humano por comando mental. Essa interação desempenha um papel em muitas doenças como as infecções, doenças neurológicas…(Confira a entrevista completa aqui!)

Via: Revista Servioeste

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Nikola Tesla Ficaria Orgulhoso: A Revolução da Energia Sem Fio Está Mais Perto do Que Nunca

Nikola Tesla Ficaria Orgulhoso: A Revolução da Energia Sem Fio Está Mais Perto do Que…

11 horas ago

Descubra aqui os beneficios de ficar desconectado offline por 72 horas!

Desconectar do celular por apenas 72 horas pode soar como um desafio impossível — mas…

11 horas ago

“Nascemos originais e morremos cópias”: o alerta de Jung para uma era que acredita ser livre

Carl Jung certa vez afirmou que “todos nós nascemos originais e morremos cópias” — uma…

12 horas ago

Incrível Avanço: Stanford Reverte Permanentemente o Diabetes Tipo 1!

A medicina pode estar diante de um dos avanços mais impressionantes das últimas décadas. Pesquisadores…

1 dia ago

Novo Estudo Revela: A Adolescência Só Acaba aos 32 Anos!

Prepare-se: aquilo que você pensa sobre adolescência pode estar completamente errado. Novas pesquisas em neurociência…

2 dias ago

Estudos mostram que uma mulher precisa de 1 a 2 anos para se recuperar de uma gravidez.

A maternidade é incrível, transformadora… mas também é uma revolução silenciosa dentro do corpo e…

2 dias ago