Desde que a novela Do Outro Lado do Paraíso, abordou o tema surgiram várias opiniões a respeito.
Para você que não está a par do que estamos falando, vou tentar passar um resumo do que se trata.

Laura foi abusada sexualmente pelo padrasto quando tinha 8 anos, porém seu insconciente como forma de defesa bloqueou essas memórias, impedindo-a de lembrar. Com isso Laura cresceu e adquiriu verdadeiro pavor a qualquer tipo de toque masculino. Laura odiava o padrasto porém não sabia porque, porém para se ver livre casou-se e foi ai que tudo veio a tona.

Na primeira noite de núpcias todo o medo e pavor vieram a tona com seu marido Rafael.

Eis a questão do nosso tema, Laura é convencida a fazer uma sessão de regressão com uma advogada que é Coaching e em apenas duas sessões se lembra de tudo.

O Conselho Federal Psicologia (CFP), declarou que a Rede Globo está prestando um “desserviço” ao pais, por tratar um tema tão delicado como esse de abuso sexual e saúde mental. O Conselho inclusive emitiu um texto onde critica a postura da emissora. Leia o texto

“Somos uma profissão regulamentada pela Lei 4.119, de 27 de agosto de 1962, os cursos de Psicologia são aprovados e fiscalizados pelo Ministério da Educação e o Ministério da Saúde reconhece a Psicologia como uma profissão da saúde. As mais prestigiadas universidades públicas e privadas oferecem formação em Psicologia e nossa ciência e profissão passam rotineiramente pelo escrutínio das pesquisas acadêmicas. Tudo isso confere segurança à sociedade de que se trata de uma ciência e profissão respaldadas ética e tecnicamente.”

Leia Tamém: São nossos filhos “parafusos de geléia”? Içami Tiba

Por outro lado o Marcus Marques, explica que Coaching é um processo de aconselhamento para que pessoas que querem colocar em prática um plano de ação até atingir suas metas.

“O coaching é processo que ajuda as pessoas a saírem de um ponto A e chegar em um ponto B. É sempre um acordo de uma meta e de um processo. O coach não precisa ser especialista no tema do cliente. A principal ferramenta do coach são as perguntas que vão ajudar o cliente a refletir e chegar às suas conclusões. Não é algo diretivo, como faça isso ou aquilo. Mas por meio de perguntas o cliente vai se percebendo, se conhecendo e estabelecendo ações para conquistar suas metas”, argumenta Marques, em entrevista ao HuffPost Brasil.

Marcus Marques, entende que a condução da trama não foi totalmente correta: “Trauma proveniente de abuso sexual não é, de fato, demanda para coaching. Esta é uma demanda que pode, sim, ser abordada com hipnose ericksoniana, desde que o profissional tenha experiência terapêutica”.

Diante de tanta repercurssão a Rede Globo se manifestou não passa de uma obra de ficção e que não tem nenhum compromisso com a realidade.

“O que a novela O Outro Lado do Paraíso quer mostrar com o desenvolvimento da trama da personagem, é o processo pelo qual vive uma pessoa que precisa de ajuda, recorrendo a diferentes e variadas formas de apoio e terapias, das mais às menos ortodoxas”, argumentam a emissora em nota enviada à imprensa.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS