A banha de porco antigamente era o ingrediente mais usado no preparo de pratos, com o surgimento e popularização dos óleos vegetais, a banha ganhou fama de vilã, porque supostamente elevaria os níveis de colesterol, aumentando os riscos de infarto, fazendo mal ao coração.

Porém essa fama foi desmitificada, assim como o ovo, a banha de porco deixou de ser considerada inimiga da saúde e é indicada por grande parte da comunidade médica como uma opção saudável para ser utilizada na culinária.

Banha de porco é mais saudável que óleo de canola

O nutrólogo Dr Flávio Madruga, que é especialista em medicina esportiva, os benefícios da banha de porco são inúmeros e são muitos mais saudáveis do que os óleos vegetais refinados.

Rica em em graxos monoinsaturados, é mais estável ao ser submetida ao calor, sendo mais difícil de sofrer oxidação. Assim como a manteiga, o azeite e o óleo de coco.

Os óleos vegetais refinados que são poli-insaturados, por outro lado, oxidam facilmente quando aquecido e liberam substâncias extremamente tóxicas e inflamatórias, explica o médico.

Leia também: Autismo: Veja Como Identificar Nas Crianças

Benefícios da banha de porco para a saúde

De acordo com recentes estudos os nossos avós estavam certos quando cozinhavam com a banha de poco. A gordura animal é livre de gorduras trans e açúcares, possui baixo teor de sódio, é rica em vitaminas B, C, D, cálcio, além de minerais como fósforo e ferro.

A banha de porco tem uma composição equilibrada entre gorduras saturadas (40%) e gordura monoinsaturada (45%) e ainda ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares, elevando o nível de HDL (o chamado colesterol “bom”) e diminuindo o de LDL (o colesterol “ruim”).

Por não possuir nem sabor e nem cheiro a gordura pode ser utilizada em qualquer tipo de preparação sem alterar o gosto da comida.

Outro benefício é financeiro, se comparada aos óleos de girassol e canola, por exemplo, é mais barata.

Veja a explicação no vídeo:

BANHA DE PORCO. Você deve começar a consumir URGENTE!

QUEM AQUI JÁ TROCOU O ÓLEO DE SOJA, MILHO, GIRASSOL E CANOLA POR GORDURA DE PORCO?🍽Porque você deve substituir o óleo de cozinha por banha? 👉O óleo que usamos todos os dias para cozinhar, quando aquecido em demasia, contém um grande número de compostos que são tóxicos para a saúde, tais como radicais livres, que são cancerígenos, quando consumido por um longo tempo. 👉 A banha, no entanto, atinge a temperatura certa para fritar alimentos muito mais rápido, por isso vai cozinhar mais rapidamente e a comida acaba sendo muito mais saudável. 😄🤔Enquanto a gordura animal é saudável para as suas artérias, sobre os óleos vegetais não podemos dizer o mesmo. Segundo um estudo de longa duração envolvendo 458 homens que sofreram ataque cardíaco ou angina, os indivíduos que substituíram gorduras animais por óleo vegetal, tiveram o dobro de mortes quando comparados com homens que consumiram gordura animal.😄🤔Crédito texto: mundoconectado Lembre-se dos segredos da sua avó, que agora estão de volta, pois a ciência mostra isso! Não tem alimento melhor como exemplo: GORDURA DE PORCO!Prefira sempre que possível gordura de porco caipira (y)Gostou? Curta 🌿 Jeito de Alecrim 🌿 e compartilhe saúde com seus amigos e familiares!

Posted by Jeito de Alecrim on Tuesday, January 16, 2018

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Informações: Vix

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS