O trigo tem sido usado há milênios e é um dos grãos mais importantes da alimentação. No entanto, com o passar o tempo, o trigo passou por modificações genéticas e hoje a quantidade de glúten aumentou muito, e por isso muitas pessoas estão evitando. Além disso, a farinha de trigo refinada passa por uma série de processos químicos e industriais que removem muitos de seus benefícios.

Porém, quem quer evitar o trigo e o glúten já pode optar por outros grãos, e, recentemente, um grão nativo da Etiópia e região circundante, tem ganhado cada vez mais notoriedade e adeptos. O seu nome é teff, e a farinha feita com ele foi amplamente consumida em 2017. O grão de teff pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e até mesmo pela internet. Veja aqui seus benefícios.

Não tem glúten e é de fácil digestão

A farinha de teff é cem por cento livre de glúten, o que a torna uma ótima opção para pessoas com doença celíaca e outras sensibilidades a essa proteína. Mesmo que você não tenha problemas com o glúten, talvez descubra que, ao reduzir o seu consumo, vai se se sentir melhor, pois, em alguns casos, o glúten criar um estado de inflamação de baixo nível quando ingeridos devido à dificuldade do organismo em processá-lo.

O teff é rico em cálcio e ameniza os sintomas da TPM

O cálcio é um nutriente importante para a saúde óssea, mas você sabia que também pode ajudar a aliviar os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual)? Diversos estudos sugeriram que as mulheres que tomam suplementos de cálcio têm menor incidência de sintomas graves de TPM do que aquelas que não tomam.

Leia Mais: Pessoas esquecidas são mais inteligentes, de acordo com a ciência

É rica em fibras

Você sabia que a farinha de teff contém cinco vezes mais fibra que a farinha de trigo? A quantidade de 25 gramas de farinha de teff contém cerca de cinco gramas de fibra. Já a mesma quantidade de farinha de trigo comum tem apenas 1 grama.

A fibra é essencial para uma boa saúde, uma vez que se move através do trato digestivo e ajuda a eliminar resíduos, toxinas e alimentos acumulados. Promove a regularidade digestiva, bem como a absorção de nutrientes, tornando-se um componente vital de uma dieta saudável.

Ajuda a perder peso

Ainda sobre a fibra, você sabia que ela é também um dos elementos mais importantes de qualquer programa de perda de peso? Embora as dietas de baixo teor de gordura ajudem as pessoas a perder peso com muita fibra de grãos integrais, as dietas de baixo carboidrato também incluem muita fibra na forma de vegetais. Não importa em qual delas você esteja – não há como negar que a fibra é uma parte crucial da perda de peso.

De fato, um trabalho de pesquisa publicado no periódico acadêmico-científico Annals of Internal Medicinemostrou que fazer apenas uma mudança na dieta – aumentando a quantidade de fibras na alimentação – pode resultar em uma perda de peso significativa.

Portanto, o alto teor de fibra da farinha de teff pode ser uma ótima maneira de aumentar seus esforços se você quiser perder peso. A combinação do teor de fibra do grão, livre de glúten e a alta quantidade de cálcio fazem dele uma ótima escolha para uma boa saúde.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Fonte: Tudo por Email

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS