A erva-cidreira é uma planta da mesma família da hortelã e do boldo. O aroma e sabor são únicos, em especial nas folhas, tornam-na uma erva muito útil para combater insônia, cansaço, ansiedade, depressão e ajuda na redução do estresse. Além de ser consumida como chá, a erva cidreira é bastante usada na aromaterapia.

A erva-cidreira é rica em polifenóis, terpenos, taninos, flavonoides, ácido rosmarínico e ácido cafeico e se destaca pela ação antioxidante. Para se ter uma ideia, apenas o ácido rosmarínico já apresenta maior atividade antioxidante do que a vitamina E.

Benefícios comprovados da erva cidreira

1-Combate problemas digestivos

A erva-cidreira possui um efeito contra problemas digestivos. Porém ainda não há um consenso sobre o que proporciona este benefício. Estudos apontam que devido a sua atividade antiespasmódica e carminativa beneficiam o sistema digestivo, inclusive com melhora da indigestão associada à tensão nervosa.

Alguns indivíduos apresentam problemas gástricos devido ao estresse. O efeito sedativo e ansiolítico da erva cidreira pode auxiliar, amenizando sintomas gástricos e facilitando a digestão.

2-Alivia insônia e reduz o estresse

A erva-cidreira se destaca pela ação calmante e sedativa. Assim, ela ajuda a diminuir problemas de insônia, ansiedade e reduz o estresse. O óleo essencial de erva cidreira também é utilizado na aromaterapia por seu efeito sedativo leve.

3-Combate os gases 

A erva-cidreira ajuda a reduzir a produção de gases, isto provavelmente ocorre devido à capacidade do alimento de relaxar os tecidos.

4-Alivia cólica menstrual

A erva-cidreira é capaz de proporcionar o relaxamento dos músculos e até mesmo dos tecidos, por isso é muito indicada em casos de cólicas.

5-Agente antioxidante

A erva-cidreira possui forte ação antioxidante. Por isso, irá combater os radicais livres e evitar o envelhecimento celular, prevenir câncer, evitar a degeneração da mácula, proteger o coração e evitar doenças cerebrais degenerativas.

6-Diminui a pressão alta 

Alguns estudos apontam que a erva cidreira ajudaria a reduzir a pressão arterial porque proporciona uma vasodilatação leve dos vasos sanguíneos periféricos.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Informações: Minha Vida

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS