Cloreto de magnésio é uma substância muito utilizada como suplemento alimentício. Entenda suas características, para que serve, benefícios e contraindicações.

É um mineral altamente importante e essencial tanto para a vida humana como dos animais. Sem ele o corpo humano seria incapaz de manter fluidos nos vasos sanguíneos, realizar transmissões nervosas, mover os músculos, ou manter a função renal adequada.

Sendo combinado com o hidrogênio, no estômago, ele ajuda na produção de ácido clorídrico, uma potente enzima digestiva responsável pela absorção de vários mineirais e a degradação de proteínas.

Para que serve o cloreto de magnésio e quais são seus benefícios?

O cloreto de magnésio PA serve para tratar e prevenir nosso corpo de uma série de problemas, trazendo benefícios para a nossa saúde. Como o magnésio é utilizado em centenas de funções do nosso organismo, ele auxilia no combate a diversos problemas de saúde. Veja alguns dos benefícios que o cloreto de magnésio PA pode trazer:

Aumento das funções cerebrais

Estudos indicam que uma adequada concentração de magnésio no cérebro melhora o aprendizado e a memória de curto e de longo prazos, pois aumenta a elasticidade e densidade das sinapses na zona do cérebro correspondente à memória. Um novo composto chamado magnésio-L-treonato ou MgT se mostra bastante eficaz para melhorar funções ligadas ao cérebro – ele atua como protetor das sinapses e pode prevenir o Mal de Alzheimer.

Fortalece os ossos

O magnésio tem relação direta com o metabolismo dos ossos, sua deficiência no corpo está ligada com osteoporose e seu consumo, com a densidade óssea. Diversos estudos mostraram melhorias na saúde dos ossos depois da ingestão apenas de magnésio ou combinado com potássio.

Combate infecções

Em 1915, o cirurgião francês Prof. Pierre Delbet procurava por uma substância melhorada para curar feridas. Assim ele descobriu que o cloreto de magnésio PA não prejudicava os tecidos e tinha um ótimo efeito sobre a atividade leucocitária e a fagocitose.

Também descobriu que se o paciente consumisse cloreto de magnésio PA via oral ou por injeções, o composto tinha efeito imunoestimulante, combatendo infecções.
Prevenção e tratamento contra enxaquecas e dores de cabeça. Estudos mostram que o magnésio é uma opção bem tolerável pelos pacientes, segura e barata para prevenir enxaquecas. Também se mostrou eficaz em tratamento agudo contra diversos tipos de dor de cabeça.

Prevenção ou tratamento contra perda de audição

A perda de audição é um problema relativamente comum e grande parte dos casos é resultado de distúrbios metabólicos.

O exato processo realizado pelo magnésio não é totalmente conhecido, mas como é um tratamento seguro pode ser usado sozinho ou em associação para prevenir ou tratar a perda de audição, principalmente na perda auditiva induzida pelo ruído.

Ameniza o estresse

A quantidade de magnésio no corpo está associado com o nível de estresse, quanto maior o estresse mais magnésio será perdido do nosso corpo. O magnésio tem papel protetor para diminuir os efeitos adversos do estresse que é potencializado pela hipomagnesemia e vice e versa.

Prevenção e tratamento contra depressão e ansiedade

Estudos mostram que o consumo diário de magnésio é um importante agente preventivo contra depressão e ansiedade.

Reduz a intensidade de vícios

A administração de magnésio reduz a intensidade dos vícios em álcool, nicotina, cafeína e também em drogas ilícitas pelo seu efeito moderado de estimular o sistema de recompensa do cérebro e pela redução da atividade de substâncias relacionadas ao uso compulsivo.

Diminui o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares

Hipertensão é um dos maiores fatores de risco para doenças do coração e derrames. A suplementação de magnésio diminui a pressão arterial e também os riscos de doenças cardiovasculares e derrames.

Combate asma em crianças

Estudos em adultos foram inconsistentes, já em crianças houve melhora nas funções pulmonares em 80%.

Além desses benefícios citados acima, o consumo de magnésio está sendo estudado para o tratamento e prevenção de outros diversos problemas. O modo como o magnésio age em diferentes situações ainda não é totalmente compreendido, assim, há muito o que descobrir ainda.

Mas lembre-se: apesar de ser um suplemento e não necessitar de receita médica, consulte um médico ou um nutricionista antes de consumir o cloreto de magnésio

Com se dá a absorção do Cloreto de Magnésio? 

O magnésio é inegavelmente terapêutico para o corpo humano, mas muito não é dito sobre o tipo e a qualidade de várias formas de magnésio.

Nem todos os tipos de magnésio proporcionam os mesmos benefícios reconhecíveis. À semelhança de outros minerais com valor nutricional, o magnésio ocorre de várias formas orgânicas e inorgânicas na natureza, e cada uma tem diferentes graus de eficiência na nossa saúde, por isso precisamos saber como tomar.

O óxido de magnésio, por exemplo, é a forma mais comum de magnésio vendido em farmácias e mercearias, mas pesquisas mostram que sua absorção é baixa.

O cloreto de magnésio de ocorrência natural tem demonstrado maior biodisponibilidade e benefícios superiores para a saúde. Seu uso terapêutico é especialmente recomendado devido à rapidez da sua ação.

Leia também: Aprenda 10 hábitos que podem prolongar sua vida

Como tomar cloreto de magnésio?

Para comprar o cloreto de magnésio PA é necessário buscar um lugar confiável, como farmácias ou sites na internet seguros, para garantir sua procedência. Você pode comprar o suplemento em cápsulas, pó ou líquido (gotas). O pó possui um gosto não muito agradável, portanto alguns optam por cápsulas, apesar de serem um pouco mais caras. O suplemento em cápsulas e em forma líquida devem ser ingerido com bastante água. Para tomar o cloreto de magnésio PA em pó é necessário sua diluição em água filtrada. Para tomar corretamente o cloreto de magnésio PA deve-se seguir as instruções da embalagem.

Eventuais Efeitos Colaterais do Cloreto de Magnésio

A ingestão de cloreto de magnésio irá elevar os níveis de magnésio em seu corpo. Você pode, no entanto, experimentar alguns efeitos colaterais como:

1.Diarreia

Suplementos de cloreto de magnésio, geralmente vendidos na forma de comprimidos de libertação prolongada, comumente causam diarreia. O recomendado, no entanto, é verificar com o seu médico se este sintoma persistir.

2.Reações alérgicas

Qualquer tipo de reação alérgica ao tomar suplementos de cloreto de magnésio requer procurar atendimento médico imediatamente. Os sintomas podem incluir dificuldade em respirar, sensação de aperto no peito, uma erupção cutânea, urticária, coceira, inchaço da face, língua, lábios ou na boca.

3.Outros efeitos graves

Reflexos lentos ou náuseas ao tomar suplemento de cloreto de magnésio são sintomas graves e precisam de atendimento médico. Da mesma forma, diminuição do batimento cardíaco, visão dupla ou turva ou sonolência acentuada requerem cuidado imediato.

Contraindicação

cloreto de magnésio PA é considerada uma substância bastante segura, porém não é indicada para pessoas que possuam problemas nos rins, miastenia grave ou estejam com diarreia, pois o cloreto de magnésio PA tem propriedades laxativas.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Informações Mundo boa forma

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS