Se você come bolacha de água e sal porque gosta, tudo bem!

Mas se come porque acredita que é mais saudável ou porque “engorda menos” que pão, sinto muito… mas seu mundo acabou de desabar.

Essa bolacha, para mim, é um bom exemplo do que chamamos de calorias vazias: alto valor energético e baixo de nutrientes e fibras.

Entenda algo importante, precisamos de calorias para viver, para o funcionamento do nosso organismo e para as atividades diárias.

Às vezes me perguntam: nutri, tal alimento tem calorias? Engorda? Em regra, só água não tem calorias. Então veja só.. 30g de bolacha (5 unidades) tem, em média, 135Kcal e 30g de pão francês (2/3 de uma unidade) tem 90kcal.

Em resumo, bolacha de água e sal tem mais calorias que pão francês. Mas ambos são calorias vazias.

E não pense que acabou por aí… a “inocente bolacha de água” que muitos imaginam ser constituída de trigo, água e sal, tem um lado ainda mais sombrio. Ela esconde gordura vegetal hidrogenada (gordura trans), açúcar, conservantes e muitas marcas têm até leite nos ingredientes.

Ah, e de quebra, a bolacha ainda tem muito carboidrato e alto índice glicêmico. E nem tente salvar a bolacha falando da versão integral, não muda quase nada. Então, se ainda faz dieta comendo biscoito de água e sal e chá na ceia e nos lanches e acha que está arrasando, me desculpa por essa notícia.

Use seus lanches para consumir alimentos que agreguem nutrientes (vitaminas e minerais) ao seu organismo. Coma frutas, castanhas, ovos, aveia… Gosto de dar o seguinte exemplo para explicar a importância dos nutrientes para o nosso corpo: dentre os nutrientes, o carboidrato (que é um macronutriente) tem o papel principal de dar energia ao nosso corpo, é como o combustível do carro.

Mas as vitaminas e minerais (que são micronutrientes) é como o óleo do motor. Um carro até funciona apenas com combustível, mas uma hora o motor fundi por falta de óleo.

Então, quando for consumir carboidratos (e deve consumir), observe se está ingerindo nutrientes com ele, para garantir o bom funcionamento dessa máquina sagrada que é o seu corpo.

Confessa aqui se você já fez dieta comendo bolacha de água e sal. Eu já fiz. E já marca as amigas aí que fazem dieta com bolacha

* Karina Peloi é: Nutricionista e Coach,Especialista Emagrecimento, Nutrição Clínica Funcional e Alimentação Saudável

Siga a página de Karina Peloi.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Karina Peloi
Nutricionista e Coach em: Emagrecimento, Nutrição Clínica Funcional , Alimentação Saudável, Criadora método magras para sempre.