A tireoide é uma glândula com dois lobos, localizada na parte anterior pescoço, responsável por desempenhar diversas funções no nosso corpo. A mesma atua no processo de crescimento, desenvolvimento, na regulação do ciclo menstrual, fertilidade, NO PESO, na memória, concentração, humor e no controle emocional.

É responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em TODOS os sistemas do nosso organismo.

Quando a tireoide não funciona corretamente ela pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo), de forma insuficiente (hipotireoidismo), ou até mesmo sofrer ataque do próprio organismo (Hashimoto).

Dessa forma, preservar o BOM funcionamento da glândula é fundamental para a saúde e consequentemente para o emagrecimento. Como? 

1. Corrigindo a ingestão de micronutrientes como iodo, selênio, vitaminas do complexo B, ferro, vitamina D e com o uso de um BOM ômega 3. Tal conduta é de SUMA importância para a otimizar função tireoidiana e deve ser ajustada INDIVIDUALMENTE.

2. Investindo em uma alimentação ANTI-INFLAMATÓRIA, ou seja, pobre em produtos industrializados e ultraprocessados. Tais produtos são ricos em aditivos químicos, os quais são tóxicos para a glândula. 

3. Evitando o consumo de glúten, principalmente nos casos de Hashimoto, pois o mesmo parece piorar o quadro da autoimune. 

4. Controlando o uso de utensílios e/ou embalagens de plástico, metálicas, pois são disruptores endócrinos.

5. Consumindo alimentos ORGÂNICOS. Os agrotóxicos “ferram” a vida tireoidiana.

6. Comendo comida de verdade. De novo. Novamente. 

Informação bônus: o consumo de vegetais verdes escuros crus só vai fazer mal para a tireoide se você comer aproximadamente 1,5kg de folhas.

Por: Dra. Pâmela Terra

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Pamela Terra
Nutricionista Funcional - Clínica e Esportiva