O magnésio é responsável por mais de 300 reações enzimáticas no corpo, incluindo o metabolismo dos alimentos, a síntese de ácidos graxos e proteínas e a transmissão de impulsos nervosos. O corpo humano contém cerca de 25 gramas de magnésio. Com 50 a 60% armazenados no sistema esquelético, o resto reside no músculo, tecidos moles e fluidos corporais.

Dos minerais encontrados no corpo, o magnésio é considerado o quarto mineral mais abundante presente. Para manter a saúde geral do seu corpo, certificar-se de que seu corpo tem magnésio suficiente é essencial.

Como o magnésio pode ajudar?

O magnésio é um mineral essencial e eletrólito que desempenha um papel em muitos processos corporais, incluindo a produção de energia, função muscular e nervosa, estrutura óssea e síntese de proteínas DNA / RNA.

Embora quantidades elevadas de magnésio possam ser encontradas em alimentos como sementes, nozes e grãos integrais, muitas pessoas ainda precisam tomar suplementos adicionais de magnésio para garantir níveis adequados de magnésio. Da prevenção de doenças e utilizado como laxante, o magnésio apresenta vários benefícios:

  • Tratamentos de pele – O magnésio pode ser aplicado na pele para ajudar a tratar infecções por úlceras, furúnculos e diminuir o tempo necessário para a cicatrização de uma ferida.
  • Nutrição – Quando injetado, o magnésio pode fornecer tratamento para a deficiência de magnésio para complicações de saúde, como cirrose, infecções do pâncreas e pressão alta durante a gravidez.
  • Síndrome Pré-Menstrual – Magnésio combinado com vitamina B6 pode ajudar a aliviar os sintomas da TPM, como inchaço, insônia e mudanças de humor.
  • Alívio da Ansiedade – Estudos recentes mostraram que níveis mais baixos de magnésio podem estar ligados a um nível mais alto de ansiedade. Dietas que incluem magnésio podem ajudar a prevenir bactérias que residem no intestino, minimizando a ansiedade comportamental e transtornos de humor.

Deficiência de magnésio

O magnésio é vital para a prevenção de doenças e a saúde geral. Por esta razão, quando os níveis de magnésio são baixos, o corpo fica em risco de doenças como osteoporose, pressão alta, doenças cardíacas, diabetes e derrame. 

Nos estágios iníciais da deficiência de magnésio, os sintomas podem incluir: náusea e vômito, perda de apetite, cansaço e fraqueza corporal. À medida que a condição piora, podem ocorrer sintomas como câimbras, convulsões e ritmos cardíacos anormais.

Como o corpo pode reter bons níveis de magnésio, é considerado raro sentir sintomas de deficiência. Existem grupos específicos de indivíduos que podem ser suscetíveis a níveis mais baixos de magnésio. Se você tem doenças gastrointestinais, diabetes tipo 2 ou dependência de álcool, você pode estar em risco de deficiência de magnésio.

Receita de água de magnésio

Você pode estar olhando para o seu consumo de magnésio e garantindo níveis saudáveis ​​de magnésio ou simplesmente buscando alívio de dores de cabeça e dores musculares. Suplementos de magnésio, como óleos tópicos, podem ajudar a reduzir a rigidez muscular, espasmos e cãibras, além de promover a recuperação muscular natural.

Outra maneira simples de aumentar seus níveis de magnésio é com bebidas a base de  magnésio. Para facilitar ainda mais, você pode facilmente e financeiramente fazer sua própria água de magnésio em casa.

A receita abaixo é baseada na reação de hidróxido de magnésio (encontrado leite de magnésia) com água gaseificada simples. Veja como fazer o seu próprio:

O que você precisará:

  • 1 litro de água com gás totalmente sem sabor. Nota: Você também pode usar refrigerante com uma pequena quantidade de sódio adicionado.
  • 3 colheres de sopa de leite de magnésia (MoM)

Instruções:

  1. Refrigere uma garrafa de 1 litro de água com gás.Certifique-se de que contenha apenas água e dióxido de carbono (CO2)
  2. Agite bem a garrafa de leite de magnésia. Meça e reserve 3 colheres de sopa.
  3. Adicione o leite de Magnésia e recoloque a tampa na garrafa de água imediatamente. Agite a mistura vigorosamente por 30 segundos ou até que o líquido esteja turvo.
  4. Reserve por aproximadamente 30 minutos. Você notará que o líquido terá desaparecido e que qualquer hidróxido de magnésio não dissolvido terá se depositado no fundo da garrafa.
  5. Adicione limão para saborear e divirta-se!

Repita este processo mais uma vez. Uma vez que o líquido esteja limpo novamente, todo o hidróxido de magnésio no MoM deve ter reagido com todo o CO2 para se tornar magnésio e bicarbonato (ionizado) dissolvido .

Antenção: Beber no máximo 200 mg por dia (cerca de 1/2 xícara) desta receita. Se você sentir-se bem pode chegar a uma xícara equena de café, NO ENTANTO NÃO É ACONSELHÁVEL TOMAR MAIS QUE 1 XÍCARA, PORQUE PODE ACARETAR DESARRANJO INTESTINAL. 

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Texto originalmente publicado no Healhy Holistic Living, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS