Lautaro Peralta é um adolescente de 14 anos com paralisia cerebral que no final de junho emocionou a família com um grande acontecimento: conseguiu andar pela primeira vez. O jovem argentino da cidade de General Cabrera, em Córdoba, deu seus primeiros passos durante sua sessão de cinesiologia. “Esperamos por esse milagre por 14 anos”, escreveu Patricia Toya, sua mãe, quando deu a boa notícia em sua conta no Facebook.


Facebook Patricia Toya

“Ele conseguiu fazer com que ele ficasse parado por um tempo razoável, na terceira sessão, e depois, na próxima sessão, fizesse com que ele andasse a ANDAR sozinho. Adeus às cadeiras de rodas, adeus aos seus andadores de costas, ao seu stander, BEM-VINDO esses passeios pela casa, passando por cada lugar por si. Que lindo ver você assim! ”Toya continuou seu post.


Facebook Patricia Toya

Em conversa com o portal argentino Puntual, Patricia contou como a quarentena foi positiva para seu filho . “Nessa quarentena, que é horrível para todo mundo ser assim, me beneficiou. Porque num desses dias, e ouvindo rádio, ouvi o prefeito Marcos Carasso comentar que se podia retomar os tratamentos que vinha fazendo, mas em casa. Então entrei em contato com o cinesiologista, pois estávamos viajando para a cidade de Villa María para fazer o tratamento ”, disse.

Lautaro foi diagnosticado com paralisia cerebral quando tinha 8 meses de idade e imediatamente iniciou seu tratamento de reabilitação. Eles continuaram tentando, apesar do fato de vários profissionais de saúde colocarem um “limite” em sua doença. Pelo mesmo motivo, Patrícia também quis compartilhar a novidade em suas redes sociais, para dar “esperança a todas as famílias que estão passando pela mesma coisa”, afirmou.


Facebook Patricia Toya

Agora Lautaro tem um novo objetivo: conseguir falar. “Eu gostaria que você me chamasse de mãe. Eu acredito que ele vai conseguir. Com a ajuda dos terapeutas e tantas coisas, acredito que sim, vamos conseguir. E nós estamos indo para isso e vamos abrir mão das fraldas, que são metas que nós mesmos estabelecemos ” , explicou Toya.

Você certamente vai conseguir tudo o que planejou, Lautaro!

Texto originalmente publicado no UPSOCL, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS