Kane Tanaka, do Japão, nasceu prematuramente em 2 de janeiro de 1903, no mesmo ano em que os irmãos Wright conseguiram o primeiro voo em um avião.

Ela foi confirmada como a pessoa mais velha do planeta no ano passado pelo Guinness World Records. A Sra. Tanaka ainda tem cinco anos a menos do recorde de pessoa mais velha de todos os tempos, mas está de boa saúde e ainda supera regularmente a equipe do lar em jogos de tabuleiro.

Kane Tanaka, foi a sétima filha de Kumakichi e Kuma Ota e casou-se quatro dias após seu aniversário de 19 anos. Como era tradicional na época no Japão, ela não conheceu o marido Hideo Tanaka antes do dia do casamento, em 6 de janeiro de 1922.

O casal administrava uma empresa chamada Tanaka Mochiya, que fabricava e vendia arroz pegajoso, Zenzai (um tipo de doce japonês) e macarrão Udon.

A Sra. Tanaka assumiu um papel maior na empresa quando seu marido foi chamado para o serviço militar em 1937, durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa. O casal, que morava na província de Fukuoka, teve quatro filhos e adotou um quinto durante o casamento.

Ela agora tem cinco netos e oito bisnetos. Tanaka e seu filho mais velho, Nobuo, foram mortos na Segunda Guerra Mundial, e Tanaka continuou administrando a empresa da família até se aposentar aos 63 anos.

A idosa de 117 anos normalmente acorda às 6 da manhã e à tarde costuma estudar matemática ou caligrafia. Um de seus momentos favoritos no passado é o clássico jogo de tabuleiro Othello, e ela regularmente bate nos funcionários da casa de repouso em Fukuoka, onde vive.

Ela creditou a família, o sono e a esperança como seus segredos para a longevidade e, há dois anos, disse que gostaria de viver até os 120 anos de idade. A família da Sra. Tanaka disse que ela tem um apetite forte e gosta de refrigerantes e doces.

No ano passado, durante uma cerimônia para marcar oficialmente como a pessoa mais velha do mundo, ela imediatamente começou a guardar uma caixa de chocolates enviada como presente. Quando lhe perguntaram quantos chocolates ela queria comer naquele dia, ela respondeu ‘100’.


Kane Tanaka (frente central) é retratada com seus irmãos e irmãs e marido Hideo (canto superior esquerdo) (Foto: AP)

O Japão é um dos principais países do mundo em longevidade. Jiroemon Kimura, japonês que morreu em 2013 aos 116 anos, foi reconhecido pelo Guinness como o homem que mais viveu na história. A pessoa mais velha que já viveu foi a francesa Jeanne Louise Calment, que viveu até os 122 anos.

A segunda pessoa mais velha viva é Lucille Randon, que também é da França e nasceu em 11 de fevereiro de 1904. O homem vivo mais velho é o japonês Chitetsu Watanabe, que fará 113 anos em 5 de março.

Texto originalmente publicado no METRO, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS