Por: Revista Saber Viver Mais

Alguns especialistas britânicos estão arriscando a hipótese de que o covid-19 possa manisfestar a perda de olfato e paladar em pacientes infectados com o coronavírus “saudáveis”, esses sintomas são conhecidos como anosmia ” e ” hiposmia “. Entretanto os principais sintomas ainda são a febre, tosse, dificuldade para respirar e vômito.

Perda de olfato

A  Associação Britânica de Otorrinolaringologia (ENT UK), teria feito uma análise em dados fornecido, pela Coréia do Sul, China e Itália, sugerindo que vários pacientes com o Covid-19, poderiam ter sofrido com perda de olfato, apesar de serem quase assintomáticos e, portanto convidativos.

Tendo em vista que as principais vias de contaminação com o vírus sejam os olhos, nariz e garganta, a Associação Britânica de Otorrinolaringologia identificaram a perda do olfato e do paladar como um novo sintoma que poderia significar que ”pessoas sem outros sintomas, mas com a mera perda desses sentidos, eles podem ter que se auto-isolar para reduzir a propagação do vírus “.

E não apenas que, à luz disso, os estudiosos também estariam convencidos de que os jovens poderiam ter maior probabilidade de contrair a doença sem apresentar os sintomas mais comuns de febre e tosse.

Mais não só os jovens! Qualquer um que sofra uma súbita perda de olfato pode ser um “portador saudável” do coronavírus, mesmo que não tenha outros sintomas.

Dados coletados 

De acordo com os dados coletados, na Coréia do Sul, China e Itália, cerca de um terço dos pacientes que apresentaram resultado positivo no teste Covid-19 também relatou uma perda de olfato, conhecida como anosmia ou hiposmia.

“Na Coréia do Sul, onde os testes foram mais prevalentes, 30% dos pacientes com resultado positivo tiveram anosmia como principal sintoma em casos leves “, diz a presidente da professora da Sociedade Britânica de Rinologia, Clare Hopkins.

Segundo a professora Clare, muitos pacientes em todo o mundo que testaram positivo para o Covid-19, exibiram apenas os sintomas de perda de olfato e paladar, sem os sintomas mais comumente reconhecidos de febre alta e tosse.

“Houve um número crescente de relatos de um aumento significativo no número de pacientes apresentando anosmia na ausência de outros sintomas “.

A falta de outros sintomas reconhecidos nesses casos pode significar que é improvável que sejam testados e isolados, o que significa que poderiam contribuir para a rápida disseminação da doença em todo o mundo.

“Esses pacientes podem ser alguns dos portadores anteriormente ocultos que facilitaram a rápida disseminação do COVID-19 ” , concluíram médicos britânicos

Com informações:Revista Saber e Saúde
Referências:Entuk.org