O reino animal é um mundo que a maioria de nós considera maravilhoso. Podemos passar horas assistindo a programas ou promoções na Internet, dedicadas inteiramente às espécies mais impressionantes e capazes de atos de agilidade muito distantes do que até o melhor atleta poderia alcançar. Ainda assim, qualquer especialista em vida selvagem é capaz de nos indicar que, mesmo depois de assistir horas e horas de shows como esse, ainda temos um longo caminho a percorrer.


@insta_zoo_online

Isso ocorre porque o mundo animal está cheio de espécies que vivem em locais de difícil acesso, e por isso não são fáceis de se gravar. Um bom exemplo disso são as borboletas.


@travelele_

Todos nós os conhecemos por seus belos desenhos de asas. Existem alguns de um tipo de cor e outros de outro. Mas o que não sabíamos até agora, é que também existe uma variedade que não possui nenhum tipo de cor. Não pense que estamos falando de uma borboleta de asas cinzentas ou desbotada. O oposto.


@prettyuglycreations_textileart

A borboleta com asas de vidro se destaca das demais, porque seu design é verdadeiramente indistinguível de uma janela limpa. Suas asas são feitas de um material tão fino que a luz é capaz de passar por elas. É por isso que algo quase milagroso é possível: podemos ver através de suas asas.


@ frederik0711_photography

A razão por trás disso, é claro, é evolutiva e deve-se à sobrevivência. Com asas desta classe, a borboleta pode simplesmente pousar em qualquer coisa. A folha, o tronco ou a superfície podem ser vistos através de suas asas, confundindo qualquer predador que passa perto da borboleta.

Projetos como esses nos fazem refletir sobre o que é chamado de “o design inteligente da natureza”. Com isso, queremos dizer que os animais estão gerando padrões diferentes em seus corpos ou maneiras de se comportar, que se adaptam às necessidades de seu ambiente. Como os espécimes que possuem essas características são os que têm maior chance de sobrevivência, serão transferidos para a prole.


@eva_tromans

É assim que nasce uma subespécie de larva, tigre ou borboleta. Quando você vê uma espécie como a borboleta de asas de cristal, lembre-se sempre de que está vendo o campeão de sua espécie.

Texto originalmente publicado no UPSOCL, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS