William Edward Burghardt Du Bois, foi um sociólogo, historiador, escritor, editor e ativista negro norte-americano cuja obra exerceu enorme influência na luta contra o racismo nos Estados Unidos e no mundo.

Ele se tornou em 1895, o primeiro estudante negro a obter um título de doutor na prestigiada Universidade de Harvard, nos EUA.

Agora passados 124 anos do feito de Du Bois, a realidade no país e no mundo ainda cerece de  transformações radicais, e é em nome da luta por igualdade e direitos iguais que o nome de Du Bois hoje batiza uma medalha oferecida pela mesma universidade em que concluiu seu doutorado. E entre os sete premiados de 2019 por sua contribuição à história e a cultura negra está a atriz e cantora Queen Latifah.

Maior honraria do país

Trata-se da maior honraria do país dentre os estudos da cultura africana e afro-americana, em medalha que já foi previamente oferecida a nomes como Muhammad Ali, Maya Angelou, Dave Chapelle, Octavia Hudson e Nasir “Nas” Jones.

A cerimônia aconteceu no último dia 22, no teatro da Havard e em seu discurso Latifah incentivou os alunos a seguirem perseverando diante dos desafios da vida.  “Temos que lutar contra o racismo, o sexismo, doenças mentais, álcool, drogas, tudo isso. Teremos que lutar”, ela disse.

Outras homenageadas com a medalha foram a poeta e educadora Elizabeth Alexander (secretária da Smithsonian Institution Lonnie Bunch III), a poeta Rita Dove e a cofundadora da Black Entertainment Television, Sheila Johnson.

Com informações:Hypeness