Novas pesquisas estão chamando atenção para um possível aliado na prevenção do declínio cognitivo: as frutas ricas em flavonoides. Embora não exista garantia de que alguém não desenvolverá demência na velhice, estudos apontam que certos compostos naturais podem ajudar a proteger o cérebro e melhorar a memória ao longo do tempo.

sabervivermais.com - Estas Frutas Podem Reduzir o Risco de Demência — E Quase Ninguém Sabe!
Frutas vermelhas ajudam a turbinar a memória e reduzir o risco de doenças neurodegenerativas.

Um estudo publicado na revista PNAS, da Universidade de Columbia, analisou a relação entre o consumo de flavonoides — substâncias presentes em frutas como maçã, frutas vermelhas, além do cacau e dos chás verde e preto — e o desempenho mental na terceira idade. A pesquisa acompanhou cerca de 3.600 idosos saudáveis, com idade média de 70 anos, para entender o impacto desses alimentos na função cognitiva.

Os resultados foram claros: participantes que consumiam mais alimentos ricos em flavonoides apresentaram menor declínio mental ao longo do tempo. Além disso, mostraram melhor desempenho de memória quando comparados ao grupo que ingeria menos desses compostos.

sabervivermais.com - Estas Frutas Podem Reduzir o Risco de Demência — E Quase Ninguém Sabe!
Maçãs são ricas em flavonoides, compostos que ajudam a proteger o cérebro e reduzir o risco de demência.

Com isso, os pesquisadores concluíram que incluir maçãs, frutas vermelhas e outras fontes de flavonoides na rotina alimentar pode não apenas ajudar a retardar o declínio das capacidades cognitivas, mas também fortalecer o desempenho da memória — tornando essas frutas verdadeiras aliadas da saúde do cérebro.