Vivemos na “Idade da ansiedade”, onde todos nós parecemos estar estressados o tempo todo!

Acredite ou não, o estresse por si só não é uma coisa ruim; na verdade, uma pequena quantidade de estresse é bom, pois aumenta seu desempenho mental e físico.

O problema é quando você está estressado o tempo todo, os médicos se referem como estresse crônico.

O estresse crônico provoca danos imensos à saúde, o pior é que qualquer um está sujeito ao estresse.

Algum desses sintomas de estresse parecem muito familiares para você?

Dores de cabeça frequentes

Essa dor frequente pode estar ligada diretamente ao estresse do dia a dia, trabalho, escola, pressão familiar, são motivos que podem te levar a estar estressado e constantemente com dores na cabeça.

O estresse faz com que seus músculos se contraiam nas regiões do pescoço e cabeça, isso leva a dores de cabeça de estresse também conhecida Cefaleia tensional.

Pesquisas mostram que a freqüência dessas dores de cabeça dependem inteiramente do seu nível de estresse.

Estresse digestivo: diarreia, constipação e náuseas

O estresse aumenta a quantidade de ácido estomacal que seu corpo produz, que por sua vez, resulta em problemas digestivos como diarreia, constipação intestinal e náuseas.

Leia também: Faltar no trabalho para levar o filho ao médico agora é garantido por lei!

É provável que seus problemas estomacais piorem quando você estiver com estresse muito alto.

Falta de desejo sexual

Os hormônios de estresse chamados de cortisol suprimem os hormônios sexuais, reduzindo o desejo sexual.

Tanto na mulher como no homem pode ocorrer a falta de libido, nos homens ainda podem causar problemas físicos como a disfunção erétil e a ejaculação precoce.

Se todas as noites está frase vem se repetindo ; “hoje não querida, estou muito cansado!”, é hora de considerar que pode ser o estresse falando!

Dores constantes no pescoço e ombros

Se seus músculos do pescoço e do ombro estão constantemente tensos e doloridos, provavelmente é devido ao estresse.

Esta é uma reação natural que se destina a protegê-lo, porém quando você está constantemente estressado,  essa reação causa tensão muscular extrema no pescoço e nos ombros, e é por isso que esses músculos doem o tempo todo.

Tomar um banho quente ajudará a aliviar a tensão nesses músculos, embora uma relaxante massagem no pescoço também ajuda a aliviar.

Gripe constante

Se a período que você fica resfriado durar de janeiro a dezembro, é seguro dizer que seus níveis de imunidade estão baixos.

Seu corpo produz vários tipos de glóbulos brancos chamados de linfócitos que afugentam patógenos e previnem a infecção.

Mas o estresse crônico aumenta seus níveis de corticosteroides do hormônio do estresse, o que diminui a produção desses linfócitos, deixando-o com baixos níveis de imunidade.

Cabelo e pele sem brilho

Embora não entendamos completamente o papel da dopamina no estresse, sabemos que ele desempenha vários papéis importantes, incluindo o redirecionamento do fluxo sanguíneo.

Aumenta o fluxo sanguíneo para certas áreas vitais, dilatando os vasos sanguíneos nessas regiões.

Simultaneamente, constrange os vasos sanguíneos para diminuir o fluxo sanguíneo para funções “não vitais”, como a pele e os cabelos.

A pele e cabelo sem brilho e sem vida estão entre as queixas mais comuns relacionadas ao estresse em homens e mulheres.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Texto originalmente publicado no Mystical Raven , livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

Foto Capa: Rimma