Psicólogos são profissionais especializados em lidar com diversos problemas da vida, superando medos e entendendo diferentes tipos de emoções, e cada um de nós pode precisar da ajuda de um psicólogo de vez em quando.

Embora esses profissionais tenham a capacidade de ajudar os outros, isso não significa que eles não se ajudem de vez em quando, pois muitas vezes encontram situações de vida que os deixam estressados e com uma sensação de impotência.

A diferença entre nós e eles é que eles já sabem como lidar com o estresse. Então, aprenda agora 8 dicas para lidar com o estresse, tensão e ansiedade, de acordo com os métodos que eles mesmos usam.

1. Comprimir e soltar os músculos

Esse método de relaxar os músculos foi desenvolvido na década de 1920, e a ideia por trás disso é muito simples: após um esforço intenso vem um longo relaxamento. Isso significa que você tem que comprimir todos os músculos do corpo por 10 segundos e, passado esse tempo, relaxar por 20 segundos.

Se você está sob muito estresse, é recomendável que faça isso para cada grupo muscular separadamente – esse relaxamento também afeta a sua mente também, e assim alivia a alta carga de estresse.

2. Seja exigente com os ingredientes que você escolher para cozinhar

Este é um método de alívio de estresse usado pelo psicoterapeuta Jeffrey Sumber. Quando ele está deprimido, como muitos de nós, ele quer comer algo saboroso e reconfortante, mas conscientemente escolhe comer algo saudável, ou um prato que nunca provou antes.

É por isso que ele aproveita para comprar mantimentos e preparar novos alimentos, na sua opinião, essa é a maneira mais maravilhosa de obter uma satisfação real da comida nutritiva que você prepara para si mesmo, e esse processo te ajuda a se concentrar na sua culinária e saúde, e isso alivia as suas preocupações.

3. Reaja corretamente ou não reaja

A psicóloga americana Susan Kraus Whitbourne, da Universidade de Massachusetts, diz que nunca tenta combater o estresse. Em vez de tentar lutar contra isso, Susan desenvolveu um mantra a ser repetido durante toda a situação estressante. O mantra é: ‘eu não posso mudar a situação, mas posso mudar minha reação’.

Uma resposta positiva a uma situação negativa pode ajudar a evitar o estresse, e se esta é a primeira vez que você tenta fazer isso, descobrirá rapidamente que não é tão difícil quanto parece. Basta colocar o mantra como um hábito.

Leia mais: Projeto transforma meias velhas em cobertores para quem precisa

4. Defina um cronograma para seus pensamentos estressantes

Muitos psicólogos recomendam um método popular de limpar a mente – tudo o que você precisa fazer é bater palmas e dizer: “Chega! Vou pensar nisso depois!”, e defina um tempo posterior para tentar resolver o problema.

Sim, é simples assim, desde que você prometa a si mesmo que voltará realmente à questão estressante em outro momento durante o dia. Você pode usar um elástico no pulso que pode puxar sempre que estiver pensando em coisas nas quais não quer pensar – a dor repentina te ajuda a sair dessa situação.

5. Faça algo útil

Esta técnica é frequentemente usada por grupos que combatem vícios como o alcoolismo, pois ajuda a evitar a lidar com a fonte do vício. Tudo o que você precisa fazer para limpar seus pensamentos é fazer algo positivo ou algo que produza resultados, como lavar a louça ou organizar um cômodo da sua casa.

Às vezes, o estresse que toma conta de nós pode estar relacionado ao número de coisas que precisamos fazer, e se você completar uma pequena tarefa da lista grande, já pode diminuir significativamente a sensação de estresse.

6. Pratique um hobby favorito por uma hora, pelo menos uma vez por semana

Recomenda-se que você dedique algum tempo para se envolver em algo que contribua com sua sensação de calma pelo menos uma vez por semana, por pelo menos uma hora. Pode ser qualquer coisa que te ajude a relaxar e esquecer todos os seus problemas – ler, pintar, cozinhar ou se exercitar, ou seja, qualquer coisa que te faça feliz enquanto o faz. Ao mesmo tempo, deve ser algo que não tem nada a ver com trabalho, responsabilidade ou associado a pensamentos negativos.

7. Faça um pouco de ioga e vá direto para a cama

Se você está estressado e ansioso, é provável que dormir seja uma tarefa difícil para você, mas há uma maneira de aliviar as tensões e sensações enquanto você prepara o seu corpo para dormir, como ioga. Dedique alguns minutos para fazer alguns exercícios de ioga na cama, e isso vai te fazer relaxar e dormir facilmente. Veja como fazer clicando aqui.

8. Acalme seus nervos com um toque

Toni Bernhard, um psicólogo americano aposentado da Universidade da Califórnia, tem uma maneira pouco convencional, mas altamente eficaz para aliviar o estresse, que é baseado na fisiologia do corpo humano.

Ele recomenda passar o dedo indicador sobre os lábios – tanto o esquerdo quanto o direito – por alguns minutos. Esse movimento estimula os nervos nos lábios e estimula a ação do sistema nervoso parassimpático – que funciona apenas quando o corpo está calmo.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Informações: Tudo por Email

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS