O fato é que tomar banho diariamente é um costume ou quase uma “obsessão” por limpeza aqui no Brasil. Acredita-se que os brasileiros são o povo que mais toma banho no mundo.

Uma estimativa afirma que a média chega ser de 3 banhos por dia, exagero comparado a lugares como a China, que cerca de 40% da população toma banho apenas 1 vez na semana.

Em lugares como Reino Unido e Turquia, o hábito de banhar-se diariamente é de apenas metade da população. E pelo fato de no Brasil o banho ser algo muito comum e frequente, é que os brasileiros estranham saber que um determinado povo não tem tal costume.

Acreditamos que o “excesso” de limpeza seja ótimo para a saúde, porém não é bem assim. Alguns estudos revelaram que há partes em nosso corpo que não dever ser lavados com muita frequência.

A Saber Viver Mais traz uma lista de algumas partes do corpo que não deveriam ser limpas com tanta frequência:

1 – Olhos

Muitas pessoas tem o costume de lavar os olhos assim que acordam mas essa atitude pode não ser assim tão recomendada. Isso porque, os olhos possuem glândulas lacrimais responsáveis por produzir lágrimas que lubrificam os olhos e os protegem de detritos externos. O que significa que, naturalmente, eles já se limpam. E, por isso, você não precisa estar fazendo isso constantemente.

2- Ouvidos

Como a maioria já deve ter escutado em algum momento por aí, limpar o ouvido com frequência não é recomendado. Durante uma época, os cotonetes acabaram sendo realmente repreendidos e a restrição destes deve ser mantida. E os motivos para isso são muitos. Apesar da maioria limpar os ouvidos com frequência por uma questão de estética, a pele do canal auditivo é muito sensível e esfregar a região pode causar irritação, inchaço e até lesões. Além disso, a cera de ouvido serve como uma forma de proteção do mesmo, protegendo você de infecções no local. E, por isso, essa limpeza não deve ser feita cotidianamente.

3- Nariz

Tirar a ‘caquinha’ do nariz também não é recomendado, pois ao introduzir o dedo por exemplo, você pode acabar além de machucar, fazer uma feridinha ou pior levar bactérias para esta região. O indicado para a higiene nasal são os sprays nasais, e mesmo assim, não todos os dias.

Leia Mais:O óleo que cura enxaqueca, dores nas costas, melhora pele, elimina vermes e protege contra o câncer!

4- Cabelos

Essa recomendação vai mais para as mulheres, que acreditam que lavar os cabelos todos os dias é sinônimo de limpeza. Segundos estudos o correto é lava-los apenas 1 vez por semana para cabelos secos e 2 vezes para cabelos oleoso. Lavar seus cabelos constantemente pode causar dermatite, assim como outros problemas na região. E, o fato dos produtos de cabelo conterem componentes químicos faz com que isso seja ainda mais negativo.

5- Pele do rosto

Acredita-se que devemos lavar o rosto todos os dias e pior ainda, passar produtos como esfoliante, porém isso é um engano, pois nossa pele possui óleos naturais, e produtos como esfoliante elimina esses óleos, causando o ressecamento da pele. A esfoliação deve ser feita no máximo 2 vezes na semana, mais que isso irá prejudicar sua pele.

6- Região íntima

Existem diversos produtos para a região íntima, porém, recomenda-se que não utilize produtos e sabonetes ‘tão’ perfumados, pois isso pode prejudicar a flora bacteriana que há lá e que é responsável pela lubrificação, proteção e limpeza da área.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Informações: Izzi Interessante

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS