Eckhart Tolle é um escritor e conferencista que há décadas tem espalhado suas palavras de serenidade, autoconhecimento e otimismo mundo afora, e ficou mundialmente conhecido após escrever o livro O Poder do Agora, que se tornou um fenômeno editorial mundo afora.

O trabalho de Tolle não reside em mostrar a verdade, e sim aproximar a verdade que já existe dentro de cada um de nós.

Selecionamos 08 lindas citações deste grande autor que, além de te inspirar, podem mudar a sua opinião sobre diversas coisas da vida.

Tolle refere-se ao reconhecimento da importância do presente, de se libertar da dependência e de renunciar ao ego como formas de alcançar a felicidade, a paz e o amor. Suas palavras vão te ajudar a descobrir o grande poder que você tem para viver sua vida com tudo de bom que o mundo tem para oferecer, no aqui e no agora.

1. O presente é o momento mais precioso

Muitas pessoas não percebem que o presente é tudo o que temos e se esquecem de aproveitá-lo. O passado é um conjunto de memórias que faz parte da nossa história e personalidade, e o futuro é uma expectativa de promessa de realização e salvação – em ambos os casos, é uma ilusão.

De acordo com Tolle, o caminho mais seguro para perder tempo em sua sua vida é acreditar que o futuro é mais importante do que o momento presente em que estamos. Reconhecer e apreciar o presente instila em nossos momentos um senso mais simples de qualidade de vida, carinho e amor.

2. O amor não está fora, mas dentro de você

Buscamos o amor desde o início da vida. Para nós, o amor só pode ser proveniente de uma fonte externa – pais, cônjuge, filhos, amigos etc. O medo da perda do amor, ou distância e rejeição nos espanta, e estamos confiantes de que precisaremos de aprovação externa para o resto de nossas vidas. O que não consideramos é que o amor existe dentro de nós – é, de fato, um estado de ser.

Você pode acordar de manhã sem um parceiro ao seu lado e mesmo assim sentir amor pela vida, pela existência, dentro de si. Esse amor nunca será perdido e nunca o deixará. Se você pensar nisso, a nossa necessidade de ter alguém que nos ame é, antes de tudo, o nosso desejo de amar a nós mesmos através do olhar do outro.

3. Quanto mais pensamentos negativos você tiver, mais compulsiva sua mente vai ficar

As pessoas tendem a se concentrar mais no negativo do que no positivo. Se você fizer uma caminhada de meia hora e terminar “apenas” 20 minutos, você provavelmente se concentrará nos 10 minutos que não terminou em vez dos 20 minutos feitos.

Isso acontece porque nossa mente fica obcecada com o negativo e, sem perceber, afeta negativamente nossa vida em cada passo que tomamos.

4. Quando você reclama, você se torna uma vítima

Todos nós nos queixamos uma vez ou outra. Até aí tudo bem. O problema é quando reclamamos constantemente, e isso se torna um hábito muito ruim. Segundo Tolle, reclamar significa não aceitar o que existe, o que se tem hoje e agora, e nessa situação, há uma carga negativa inconsciente. Quando reclamamos, nos tornamos uma vítima.

Por outro lado, quando expressamos nossa opinião, damos presença ao nosso poder. Se você deseja mudar uma determinada situação, tome a iniciativa – fale, saia, se afaste, movimente-se, ou então aceite a situação como está. Lembre-se de que nossa reação causa um impacto muito grande no outro também, e tudo que ressuscitamos em outros também existe em nós.

Leia Também: Ator Matt Damon pede orações aos fãs

5. Existe uma linha muito tênue entre honrar o passado e se perder nele

Às vezes, tememos deixar o passado – nosso pensamento é que o passado abriga tudo que nos deu significado e criou nossa identidade e, sem ele, estaríamos perdidos. Mas, para abrir espaço para novas experiências e novas pessoas, devemos deixar o passado e praticar o desapego, pois não estamos perdendo algo que temos, e sim algo que fomos.

Isso, é claro, exige grande coragem, e haverá mudanças que podem parecer difíceis no início, mas Tolle afirma que devemos reconhecer o passado, aprender com nossos erros e nos perdoar – e assim seguir em frente e focar no presente.

6. Você é mais do que seu cérebro

O significado da liberdade, da redenção e da iluminação é conhecer a nós mesmos e ficar acima de nossos pensamentos, ficar em silêncio sob o barulho da mente e nos familiarizarmos com o amor e a felicidade que estão acima de qualquer dor. A raiva, a tristeza ou o medo não são nossos estados pessoais, mas da mente humana.

A maneira de saber a diferença entre eles é saber que o que não é pessoal vem e vai embora. Nós tendemos a nos identificar com os pensamentos, porque é o lado que mais valorizamos na sociedade em que vivemos, mas os pensamentos nos mantêm entre lembranças e antecipações. Existe uma vasta extensão de inteligência além do pensamento. As coisas que realmente importam – beleza, amor, criatividade, alegria e paz interior – vão além do cérebro.

7. Não há ego onde há amor verdadeiro

Se você se concentrar nesta citação, isso pode mudar coisas essenciais em sua mente e até mesmo em sua vida; na maioria de nossos relacionamentos, existe um ego.

Nós damos, exigimos e buscamos satisfazer o nosso ego porque “não podemos falar assim”. Eckhart Tolle argumenta que, em um relacionamento sincero, há um fluxo de atenção aberto e alerta para a outra pessoa, sem qualquer desejo (para compensação), e essa relação não é controlada pelo ego. Isso não significa devoção total, mas dar isso não é controlado pelo medo.

08. Não leve a vida tão a sério

A sociedade sempre reforça o valor da seriedade como evidência de sabedora, perseverança e estabilidade. Ser um pouco ‘bobo’ é considerado infantil.

Mas, como Tolle enfatiza, a mente ou os pensamentos que nos controlam são o que infunde em nós a crença de que a vida é um assunto muito sério e, portanto, deve ser tomada como tal. Afinal, já vemos muitas coisas difíceis na vida, como dores e injustiças, e por isso precisamos de leveza e humor para nós mesmos.

Fonte:Tudo por Email

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS